MUITA CHUVA EM PERNAMBUCO

ALERTA VERMELHO: Veja recomendações do Corpo de Bombeiros diante das fortes chuvas no Grande Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) chegou a emitir alerta vermelho para as chuvas

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 28/05/2022 às 10:25 | Atualizado em 28/05/2022 às 10:28
Notícia
DIVULGAÇÃO
Companhia elétrica afirmou que falta de energia é fruto de um desligamento de segurança para evitar acidentes em áreas alagadas - FOTO: DIVULGAÇÃO

As fortes chuvas que atingem diversas cidades de Pernambuco desde a sexta-feira (27) levam o Corpo de Bombeiros a emitir algumas recomendações à população.

  • CLIQUE AQUI E ACOMPANHE EM TEMPO REAL A SITUAÇÃO DA CHUVA NO GRANDE RECIFE

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de chuvas mais intensas a partir da sexta-feira (27), à noite, em Pernambuco e parte do Nordeste. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) chegou a emitir alerta vermelho para as chuvas.

Entre os cuidados listados pela corporação está o pedido para que as pessoas evitem atravessar áreas alagadas, mesmo que a altura da água esteja em poucos centímetros, porque já é o suficiente para derrubar ou arrastar uma pessoa.

Quem precisar estar na rua nesse momento, deve ter cuidado redobrado ao passarem pelas vias cobertas com água, pois tampas de bueiros podem ter sido arrancadas pela força da água e diante dos alagamentos a visibilidade é prejudicada.

"Se estiver em uma enchente, procure um local seguro e aguarde o nível das águas baixar; Não deixe crianças brincando na enxurrada, pois podem ser levadas pela correnteza; Em caso de fortes ventanias, fique em alerta se existe galho ou árvore que pode vir a cair na sua residência; Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados;", informam os bombeiros.

Os moradores que residirem em área de risco, ao notarem qualquer anormalidade, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo, inclinação de árvores, postes, cercas ou muros, devem sair de suas casas imediatamente, procurando um local seguro para se abrigarem.

Em casos de emergência a população pode ligar para o número 193.

PREVISÃO DO TEMPO RECIFE E OUTRAS CIDADES

De acordo com dados publicados pela Apac na última sexta-feira (27), na Região Metropolitana do Recife, o sábado (28) será nublado, com pancadas de chuva no período da noite de intensidade moderada a forte

A temperatura mínima é de 22° C, e a máxima é de 29° C.

Na Mata Norte, a previsão indica um sábado nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite de intensidade moderada a forte.

A temperatura mínima é de 22° C, e a máxima é de 29° C.

Na Mata Sul, a previsão indica tempo nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.

A temperatura mínima é de 28° C, e a máxima, 28° C.

No Agreste, o sábado (28) será parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

A temperatura mínima é de 17° C, e a máxima, 28° C.

No Sertão de Pernambuco, o sábado (28) será parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite.

A temperatura mínima é de 19° C, e a máxima, de 30° C

No Sertão de São Francisco, a previsão inidica tempo parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia (28).

A temperatura mínima é de 19° C, e a máxima, de 30° C

Em Fernando de Noronha, o sábado será parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia.

A temperatura mínima é de 25° C, e a máxima, de 28° C

Comentários