CHUVA HOJE

Chuva no Grande Recife deixa dezenas de mortos e capital fica embaixo d'água em fenômeno assustador

Entre as vítimas estão crianças, adolescentes e adultos; Confira as últimas informações sobre a chuva que atinge o território pernambucano

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 28/05/2022 às 12:09 | Atualizado em 30/05/2022 às 6:47
Notícia
Severino Soares/JC IMAGEM
Barreira que cedeu com a chuva em Camaragibe - FOTO: Severino Soares/JC IMAGEM

As fortes chuvas que atingem o Grande Recife e cidades do interior de Pernambuco desde a noite da sexta-feira (27) deixaram um rastro de tragédias marcadas por mortes.

O número de mortes em Pernambuco, em razão das fortes chuvas que atingem o Estado desde a semana passada, foi atualizado. Neste domingo (29), o Governo de Pernambuco informou que, infelizmente, são contabilizadas 84 mortes.


Neste sábado (28), a Defesa Civil do Estado registrou deslizamento de barreiras em diversos munícipios, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR).

  • CLIQUE AQUI E ACOMPANHE EM TEMPO REAL A SITUAÇÃO DA CHUVA NO GRANDE RECIFE

As mortes ocorreram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe. Na ocorrência mais grave, no Jardim Monte Verde (área limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes).

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da UPA do Ibura, na Zona Sul do Recife, ao menos 20 pessoas morreram após dar entrada na unidade de saúde por causa de ocorrências relacionadas às fortes chuvas. Entre as vítimas estão crianças e adolescentes.

O governador Paulo Câmara sobrevoou, no fim da tarde deste sábado (28), as áreas mais atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife. Ele conferiu a extensão dos estragos e os trabalhos de mais de 1,2 mil profissionais do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Polícia Militar e Assistência Social que estão mobilizados no atendimento às vítimas.

Em coletiva 'relâmpago' transmitida pela internet neste sábado (28), o governo do Estado atualizou a situação das chuvas em Pernambuco, prevendo continuidade.

As autoridades também falaram sobre as ações que estão sendo adotadas para tentar minimizar os efeitos danosos das chuvas pelo Estado.

GOVERNADOR ANUNCIA REFORÇO

Por meio das redes sociais, o governador Paulo Câmara anunciou a antecipação da nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros para reforçar o efetivo. Confira o pronunciamento:

 

PESSOAS DESALOJADAS OU DESABRIGADAS

Ainda de acordo com informações da Codecipe, 335 pessoas estão desalojadas e 1.026 pessoas estão desabrigadas.

Até as 6h da manhã deste sábado, 20 municípios registraram precipitações acima de 100mm, entre os quais o Recife (209mm), Jaboatão dos Guararapes (215mm) e São Lourenço da Mata (200,2mm). Itapissuma foi a cidade com maior notificação atingindo 318mm.

Ainda segundo o Executivo estadual equipes da Codecipe e do Corpo de Bombeiros foram reforçadas na Mata Sul com a instalação de uma base remota na cidade de Palmares.

.

Reprodução/WhatsApp
Quedas de barreiras em vários locais do Grande Recife deixaram rastro de morte - Reprodução/WhatsApp

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuvas por mais 24 horas. A orientação é que a população que mora em áreas de risco busque locais seguros para passar a noite, entrando em contato com os serviços de Defesa Civil dos municípios.

ALERTA VERMELHO

Vale frisar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de chuvas mais intensas a partir da sexta-feira (27), à noite, em Pernambuco e parte do Nordeste. 

De acordo com o aviso do instituto, são esperadas chuvas com acumulados de 150 a 200 mm por dia. Com isso, estavam previstas inundações para o Recife e Região Metropolitana.

Segundo monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac),  Itapissuma foi a localidade onde mais choveu no Estado, entre as 12h da sexta-feira (27) e as 12h deste sábado (28).

Confira abaixo os locais onde teve mais chuva em Pernambuco na madrugada e manhã desta quarta-feira:

  1. Botafogo, Itapissuma - 318,71mm
  2. Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes - 246,83mm
  3. Curado II, Jaboatão dos Guararapes - 246,52mm
  4. Ibura, Recife - 238,18mm
  5. Alto Bela Vista, Ibura, Recife - 228,99mm

PREVISÃO DO TEMPO RECIFE E OUTRAS CIDADES

De acordo com dados publicados pela Apac na última sexta-feira (27), na Região Metropolitana do Recife, o sábado (28) será nublado, com pancadas de chuva no período da noite de intensidade moderada a forte

A temperatura mínima é de 22° C, e a máxima é de 29° C.

Na Mata Norte, a previsão indica um sábado nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite de intensidade moderada a forte.

A temperatura mínima é de 22° C, e a máxima é de 29° C.

Na Mata Sul, a previsão indica tempo nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.

A temperatura mínima é de 28° C, e a máxima, 28° C.

No Agreste, o sábado (28) será parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

A temperatura mínima é de 17° C, e a máxima, 28° C.

No Sertão de Pernambuco, o sábado (28) será parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite.

A temperatura mínima é de 19° C, e a máxima, de 30° C

No Sertão de São Francisco, a previsão inidica tempo parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia (28).

A temperatura mínima é de 19° C, e a máxima, de 30° C

Em Fernando de Noronha, o sábado será parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia.

A temperatura mínima é de 25° C, e a máxima, de 28° C

Comentários