Chuvas fortes

Paulo Câmara detalha ações do governo estadual após fortes chuvas em Pernambuco; confira

Governador de Pernambuco também sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas no Estado neste sábado (28)

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 28/05/2022 às 17:46 | Atualizado em 28/05/2022 às 19:17
GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
Na ocorrência mais grave, no Jardim Monteverde – área limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes – 19 pessoas faleceram por causa de um deslizamento de barreira - FOTO: GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
Leitura:

Após as fortes chuvas que atingem o Grande Recife e Zona da Mata pernambucana, o governador do Estado, Paulo Câmara, detalhou quais ações o governo tem tomado sobre o assunto. As informações são do repórter Leonardo Vasconcelos, da Rádio Jornal.

Mais cedo, o governador sobrevoou Jardim Monteverde, no limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. A área sofreu com um deslizamento de barreira neste sábado (28) e pelo menos 19 pessoas morreram na tragédia.

Desde o início da semana, pelo menos 34 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata.

.

Governo antecipa nomeação de bombeiros militares

Em entrevista à Rádio Jornal, Paulo Câmara afirmou ter antecipado a nomeação de 92 bombeiros militares para atuar na Defesa Civil.

"Os bombeiros já estavam em treinamento e iam se formar agora no dia 6 de junho. Nós antecipamos essas nomeações — elas já vão sair hoje no Diário Oficial — e a partir de amanhã (29), nós já vamos disponibilizar esses 92 bombeiros militares já para atuar na nossa Defesa Civil", declarou.

Ajuda de outros Estados

Além de solicitar o apoio das Forças Armadas com efetivo, o chefe de Estado disse também estar buscando o apoio de unidades federativas vizinhas.

De acordo com ele, a Paraíba já se prontificou para disponibilizar parte de seu efetivo. "Estamos entrando em contato com esses outros Estados diante dessa possibilidade de continuarem as chuvas aqui, não apenas na Região Metropolitana, mas também na Zona da Mata", disse.

Todo o efetivo da Defesa Civil está nas ruas, diz governador

Sobre a tragédia em Jardim Monteverde, área entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, o governador afirmou que equipes já estão no local e pede compreensão da população: "Esse momento [de chuvas] está ocorrendo em vários locais ao mesmo tempo. Todo nosso efetivo está nas ruas."

Paulo Câmara também orientou a população de áreas de risco a buscarem locais seguros para ficarem, destacando a disponibilidade de abrigos municipais em todos os municípios afetados.

Confira as orientações da Defesa Civil no vídeo abaixo.

Mais Lidas