Tempo no Brasil

Mais chuva e nova frente fria no Brasil? Saiba o que esperar para o tempo do país nas próximas semanas

Chuvas extremamente fortes se abateram contra Pernambuco e Alagoas neste final de maio e acenderam alerta para um inverno complicado em 2022

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 29/05/2022 às 11:08 | Atualizado em 29/05/2022 às 11:16
Notícia
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Choveu forte na Região Metropolitana do Recife, nesta sexta-feira (14) - FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Pernambuco, Alagoas e Paraíba acenderam a luz vermelha para a possibilidade um inverno complicado em 2022. Veja o que se sabe sobre o tempo no país para as próximas semanas. 

NOVA ONDA DE FRIO

Os meteorologistas preveem que ondas de frio devem atingir alguns estados ao longo do mês de junho, embora não na mesma intensidade que em maio. 

Logo na primeira semana de junho, os estados do Sul vão sentir a diferença climática com mais evidência. Especialista ouvido pelo G1 diz que não há chances de neve, mas geadas podem ser registradas. 

"A onda de maio foi peculiar pela presença de uma massa de ar frio que foi empurrada para o continente devido a presença da tempestade Yakecan. Ela forçou uma entrada anormal na região", explicou Cesar Soares. 

No final de junho, há expectativa de outra frente fria, mas bem menos intensa do que a primeira. Trata-se de uma queda comum nos termômetros que marca a transição entre o outono e o inverno. 

.

CHUVAS FORTES REGISTRADAS ESSA SEMANA NO RECIFE

A última semana de maio ficou marcada por fortes chuvas no Grande Recife. Pelo menos 35 pessoas morreram soterradas em deslizamentos de barreiras. Crianças estão entre as vítimas. 

Além disso, várias casas foram destruídas. Em outras, os moradores foram orientados a saírem de suas residências pelos riscos de novos desabamentos. 

Dezenas de ruas e avenidas importantes também ficaram cobertas pela água na capital pernambucana e em cidades como Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

O muro do aeroporto do Recife caiu. A água invadiu lojas do centro e de shoppings. Além disso, houve falta de luz em diversos bairros por mais de 12 horas. 

Comentários