Previsão do Tempo

CHUVA RECIFE HOJE: Veja previsão do tempo e saiba se ainda vai chover

Forte chuva no Grande Recife chamou atenção durante o sábado; veja o que esperar para este domingo

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 29/05/2022 às 6:38 | Atualizado em 30/05/2022 às 8:42
Notícia
Elton Ponce/NE10
Arco-Íris brilha no céu do bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, na manhã deste domingo - FOTO: Elton Ponce/NE10

Moradores do Grande Recife ainda tentam se recuperar da forte chuva que se abateu contra a região durante noite de sexta (27) e sábado (28). Confira como fica a previsão para este domingo (29):

PREVISÃO DE CHUVA PARA O RECIFE?

De acordo com a previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva em toda a região no período da noite com intensidade forte.

..

Os termômetros no Grande Recife devem variar entre 22ºC e 29ºC. 

Zona da Mata

Na Zona da Mata, o tempo também fica nublado com pancadas de chuva em toda a região no período da noite com intensidade forte. A temperatura mínima na Mata Sul pode chegar a 20ºC. Na Mata Norte, fica entre 22ºC e 29ºC. 

Agreste

No Agreste o céu fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte.

Os termômetros vão de 17ºC a 28ºC. 

Sertão

No Sertão pernambucano, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada no período da noite com intensidade fraca a moderada. Os termômetros variam de 19ºC a 30ºC.

FORTES CHUVAS

O sábado (28) foi de muita dificuldade para quem mora no Grande Recife. Choveu forte desde a noite de sexta-feira e dezenas de ruas ficaram alagadas, impossibilitando grandes deslocamentos pela cidade. 

Mais uma vez, houve deslizamentos de terra em morros de comunidades pobres. Somente no sábado (28) foram confirmadas 29 mortes. A maioria no bairro do Ibura, na Zona Sul. O número oficial de mortos deve subir, após uma checagem mais detalhada do governo.

Grande Recife, Zona da Mata e Agreste registraram entre 6h da sexta-feira e 6h do sábado precipitação acima de 100mm, em média. Na capital e em outras cidades como São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima foram mais de 200mm em 24 horas. 

A Prefeitura do Recife decretou somente na noite do sábado Estado de Emergência. Pelo menos 400 profissionais da Defesa Civil atuam na situação, de acordo com a gestão pública da capital. Mais de 2 mil pessoas teriam sido acolhidas em abrigos temporários. 

As autoridades locais pedem que pessoas que moram em locais de risco deixem sua casa em busca de local seguro. 

Ruas alagadas

Além das mortes e dos desabrigados, outra face da falta de estrutura das cidades da Região Metropolitana do Recife em dias de chuva são os cenários de alagamentos que voltaram a aparecer. 

Desde o início da manhã de sábado (28) era possível ver dezenas de ruas alagadas. Muitos motoristas que tentaram enfrentar os pontos de alagamentos acabaram ficando parados no meio da água. 

Na Avenida Agamenon Magalhães, o canal transbordou e tomou conta da via por onde os carros passam. 

Os alagamentos impossibilitaram que os moradores saíssem de casa. Prejuízo também para o comércio. Muitos estabelecimentos não abriram e os consumidores não chegaram às lojas que se esforçaram para abrir. 

.

Comentários