
Com as chuvas que atingiram e estão previstas para ainda atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Zona da Mata Norte e Sul e Agreste de Pernambuco neste final de semana, um ponto importante para o morador é a Tábua das Marés, que impacta diariamente no funcionamento da cidade devido as inundações.
Ao longo da semana, diversas cidades do Estado vêm sofrendo - mais uma vez - com as fortes chuvas. Foram mais de 200 mm em 24 horas, que culminou em 695 desabrigados e 285 desalojados em todo Estado e quatro vítimas fatais.
.
As alterações do nível do mar, influenciadas pela força gravitacional do Sol e da Lua, além do movimento de rotação da Terra, principalmente em dias chuvosos, influencia no alagamentos e transborde de canais durante as marés altas.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu estado de alerta para as chuvas nesta sexta-feira (27). Segundo a autoridade, o alerta vermelho vale para o início da noite desta sexta (27) e deve continuar ao longo do sábado (28). (Veja alerta)
TÁBUA DE MARÉ
Neste domingo (29), de acordo com a Marinha, a maré do Porto do Recife teve seu pico alta por volta da 15h24, com pico de 2,10 metros de altura.
Entre às 20h e 22h, a maré volta a subir, mas com picos de até 1,8m.
CONFIRA TAMBÉM: RECIFE TEM TERCEIRA MAIOR CHUVA DA HISTÓRIA, DIZ JOÃO CAMPOS
17058978