Mortes no Grande Recife

CHUVA NO RECIFE: Quantas pessoas morreram? Veja atualização do número de vítimas

Dezenas de pessoas perderam a vida, vítimas da falta de estrutura nas cidades do Grande Recife

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 30/05/2022 às 9:24 | Atualizado em 30/05/2022 às 12:57
Notícia
BRENDA ALCANTARA / AFP
Ao todo, foram 133 vítimas no Estado desde o final de maio de 2022, a maioria por deslizamentos de barreira - FOTO: BRENDA ALCANTARA / AFP

Não para de subir o número de pessoas que morreram em decorrência do caos instalado no Grande Recife desde sexta-feira (27) por causa da falta de estrutura para fortes chuvas.

Até o momento, há a confirmação de 91 mortes desde a quarta-feira da semana passada, dia 25 de maio. Há também 26 pessoas oficialmente desaparecidas. Os dados foram atualizados às 11h15 desta segunda-feira (30) pelo governo de Pernambuco.

A maioria das vítimas foi registrada a partir do sábado (28). De acordo com o governador Paulo Câmara, entre sexta e domingo (29), foram contabilizados 79 óbitos. 

Mais sete corpos foram encontrados na manhã desta segunda-feira (30). Outras cinco pessoas haviam perdido a vida entre quarta e quinta-feira da semana passada.

A imensa maioria das mortes foi registrada em áreas de morro, onde houveram deslizamentos e os moradores de comunidades pobres morreram soterrados. 

.

OUTRAS MORTES E DESAPARECIDOS

Além dessas mortes já informadas oficialmente, ainda há 26 desaparecidos. Pela experiência em casos de resgates deste tipo, especialistas afirmam que é muito improvável que os socorristas consigam encontrar pessoas com vida nessas condições, o que deve elevar o número total de mortes para cerca de 100. 

>>> DO TEMPO: Confira o que dizem os meteorologistas, clicando aqui.

TRAGÉDIA QUE SE REPETE

O Grande Recife foi - novamente - vítima da ausência de infraestrutura que minimize o impacto negativo de fortes chuvas na região. As cidades da região sofrem com deslizamentos e alagamentos desde quarta-feira da semana passada. 

O local com o maior número de mortos é o Jardim Monte Verde, no Ibura. A região fica exatamente na divisa entre as cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Houveram deslizamentos em áreas que pertencem à capital e em outras localizadas em Jaboatão. Nesta região, pelo menos 20 pessoas morreram. 

Mortes também foram registradas nas cidades de Olinda e em Camaragibe. 

Trata-se de um bairro pobre, com precárias condições sanitárias. A enxurrada de água e lama desceu e cobriu as causas, por falta de ações públicas que impedissem o desmoronamento dos morros. 

CHUVA EM PERNAMBUCO: Acompanhe AO VIVO a situação dos resgates, alagamentos e estradas

Comentários