ciência

Fenômeno chuva de meteoros: como foi a chuva de meteoros ontem? Saiba quando acontece a próxima chuva de meteoros visível no Brasil em 2022

Chuva de meteoros aconteceu na madrugada de terça-feira (31)

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 31/05/2022 às 7:54
Notícia
Reprodução / Getty Creative
Chuva de meteoros aconteceu na madrugada de terça (31) - FOTO: Reprodução / Getty Creative

A madrugada dessa terça-feira (31) foi marcada pelo fenômeno astronômico chamado de "Tau-Herculídeas", uma chuva de meteoros que pôde ser observada em diversas regiões do Brasil.

De acordo com a previsão dos especialistas, cerca de 100 mil meteoros por hora iriam cortar o céu em uma velocidade de 16 km/s, considerada baixa.

A melhor visibilidade do fenômeno estava marcada para acontecer no hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos e América Central. 

No Brasil, as chances eram de 10% e 50% da quantidade de meteoros fossem vistos na madrugada, com melhores chances para quem estivesse no Norte do país.

O fenômeno chamou atenção por ser a primeira vez que acontece em quase 200 anos. A última tempestade desse nível ocorreu em 1833.

COMO FOI A CHUVA DE METEOROS?

Ainda que muitos apaixonados por astronomia tenham se empolgado com a possibilidade de acompanhar ume evento tão raro, a realidade decepcionou muitos que ficaram até tarde acordados esperando os meteoros.

.

 Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller &Jung
Chuva de meteoros aconteceu na madrugada dessa terça-feira (31) - Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller &Jung

Até mesmo os moradores do hemisfério Norte não conseguiram bons resultados. 

"Essa pode não ter sido a "chuva de meteoros das nossas vidas", mas ainda assim estou orgulhoso desse garotinho", escreveu um dos internautas, com o registro de um dos meteoros cortando o céu.

"Para ser justo, eles avisaram que poderia ser um 'tudo ou nada'. Não foi 'nada', mas foi uma perda de tempo da meia noite às duas da manhã", afirmou outro usuário do Twitter.

 

Já no Brasil, país que teve uma menor visibilidade dos meteoros do que o hemisfério norte, foi mais difícil encontrar registros no céu.

No entanto, o momento de decepção logo virou meme nas redes sociais.

CHUVA DE METEOROS EM 2022

.

O calendário de chuvas de meteoros em 2022 ainda promete entregar alguns outros momentos desse fenômeno. 

Em julho, agosto, novembro e dezembro podem acontecer momentos em que o céu ficará mais bonito com os pontos de luz. No entanto, ainda não foi comprovada a boa visibilidade do evento e em qual parte do planeta eles devem acontecer.

Comentários