Chuvas no Grande Recife

CHUVA: Governo de Pernambuco confirma 100 mortes, mas não divulga lista com nomes das vítimas; Ainda há desaparecidos

Falta de transparência do governo dificulta checagem dos dados da maior tragédia do Grande Recife desde o início do século 21

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 31/05/2022 às 11:49 | Atualizado em 31/05/2022 às 16:21
Notícia
Welington lima/JC Imagem
As buscas seguem em Jardim Monte Verde - FOTO: Welington lima/JC Imagem

Chegou a 100, de acordo com o governo de Pernambuco, o número de mortos no Grande Recife em decorrência da falta de infraestrutura da região para acomodar o grande volume das chuvas que caem desde a semana passada. 

O dado mais atualizado foi divulgado no final da manhã desta terça-feira (31). As primeiras mortes foram registradas ainda na última quarta-feira, dia 25. A maior quantidade de vítimas, no entanto, foi contabilizada a partir do final de semana, quando houveram vários deslizamentos de barreiras em comunidades pobres do Grande Recife. 

Ainda segundo os dados oficiais, há 16 desaparecidos, que foram soterrados pelos deslizamentos de barreiras. 

.

Quando a chuva vai diminuir em Pernambuco?

Falta de transparência

Apesar disso, causa estranheza a decisão do governo estadual de não divulgar a lista com o nome das vítimas que morreram durante o temporal.

Reportagem do Jornal do Commercio lembra que, em casos semelhantes, estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro deram transparência aos nomes dos mortos, que são de interesse público. 

A divulgação de uma lista é necessária, por exemplo, para que os dados possam ser checados e para que se confirme se os dados oficiais são verdadeiros ou não.

Comentários