Maio terá o primeiro eclipse lunar total de 2022 e chuva de meteoros. Saiba quando e como ver

Evento astronômico acontecerá duas vezes neste ano
Paloma Xavier
Publicado em 02/05/2022 às 18:31
Saiba como acompanhar e quando vai ser primeiro eclipse lunar desde 2019. Evento poderá ser visto do Brasil Foto: Philip FONG / AFP


Quem adora fenômenos astronômicos vai amar o mês de maio. O primeiro eclipse lunar total do ano vai acontecer em maio e poderá, inclusive, ser observado no Brasil.

QUANDO VAI ACONTECER O PRIMEIRO ECLIPSE LUNAR DE 2022?

O primeiro eclipse lunar total de 2022 terá início às 22h30 do dia 15 de maio, e se estende até às 3h50 da madrugada do dia 16. O auge do fenômeno será às 1h11.

Vale lembrar que o último eclipse lunar total ocorreu em 21 de janeiro de 2019.

O QUE É ECLIPSE LUNAR TOTAL?

Um eclipse lunar total acontece quando a Terra bloqueia toda a luz do Sol. O astro passa a não alcançar a Lua, que é encoberta pela sombra que a Terra projeta no espaço.

Durante o fenômeno, a Lua pode aparentar 7% maior e ter uma coloração vermelha, por causa do fenômeno chamado de “dispersão de Rayleigh”.

“Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.

VAI DAR PARA VER O ECLIPSE DO BRASIL?

O eclipse lunar total, que acontecerá em maio, poderá ser observado das Américas do Sul e do Norte, e parcialmente da Europa e da África. Ou seja, o Brasil terá uma vista favorável do evento.

Para ver o fenômeno, não é necessário usar equipamentos de proteção dos olhos. Esse tipo de precaução só precisa ser tomado na observação de eclipses solares, já que eles têm raios ultravioleta.


OUTRO ECLIPSE LUNAR TOTAL

Haverá mais um eclipse lunar total em 2022. O primeiro acontece em maio, e o seguinte em 8 de novembro.

CHUVA DE METEOROS

E os fenômenos meteorológicos não param por aí. Ainda em maio, haverá uma chuva de meteoros.

A chuva de meteoros Eta Aquarídeos ocorre, anualmente, no início de maio. Em regiões com o céu limpo e pouca iluminação artificial, é possível ver até 50 meteoros por hora.

Neste ano, o fenômeno poderá ser visto em seu auge no dia 6 de maio.

Os meteoros deste evento astronômico são resquícios do cometa Halley, que pode ser visto, em média, a cada 76 anos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory