Alerta de golpe

GOLPE DO CHEIRO UBER: Professor explica como passageiras podem se proteger para evitarem de serem dopadas

Mulheres denunciam casos em que, sem perceber, são dopadas dentro de carros da Uber; Professor de química diz que vítimas podem até desmaiar; veja como se proteger

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/06/2022 às 10:33 | Atualizado em 06/06/2022 às 17:37
Notícia
LARISSA ALVES/SJCC
Os constantes aumentos dos combustíveis têm afastado os motoristas parceiros e comprometido a prestação do serviço - FOTO: LARISSA ALVES/SJCC

Após denúncias de passageiras da Uber que afirmam ter sido vítimas do "golpe do cheiro" tomarem as redes sociais, muitas pessoas querem saber como evitar cair no golpe. 

Em entrevista ao NE10, o professor de química Rogério Lemos explicou que, no golpe do cheiro, os bandidos podem usar substâncias químicas como Éter, Clorofórmio e Etanol.

"O Éter quando inalado prejudica na absorção do oxigênio pelo corpo. Então, quem inala se sente tonto, com náusea e pode perder a consciência", detalha o especialista. Com mulheres dopadas, os bandidos podem assaltá-las ou até assediá-las.

Tudo o que se sabe sobre o novo golpe

COMO SE PROTEGER E NÃO CAIR NO GOLPE DO CHEIRO?

Rogério Lemos sugere que o uso de máscaras PFF2 ou N95 (normalmente usadas para proteção contra o novo coronavírus) pode evitar a intoxicação. Elas têm uma capacidade maior de filtragem e, por isso, podem dificultar que a substância entre no nariz ou boca das passageiras.

Além das explicações do especialista, a prática de manter as janelas abertas pode ajudar a vítima, uma vez que o ambiente fica arejado e, assim, o produto químico não consegue tomar conta de todo o espaço. 

.

O especialista sugere que a estratégia usada para que só as vítimas sejam intoxicadas pelo químico é o local onde ele é aplicado. "Provavelmente a substância é liberada apenas na parte de trás do carro, no banco, por exemplo", diz.

ENTENDA O GOLPE DO CHEIO NA UBER

Mulheres de várias regiões do Brasil têm alertado nas redes sociais para um novo golpe: o Golpe do Cheiro. De acordo com os relatos, após poucos minutos dentro do carro da Uber, elas começaram a sentir náuseas e tonturas. Leia os relatos, clicando aqui

NOTA DA UBER

"Nos colocamos à disposição das autoridades competentes para colaborar, nos termos da lei. De qualquer forma, a única denúncia dessa natureza relativa a viagens no aplicativo da Uber que já teve a investigação concluída pela Polícia, até onde temos conhecimento, ocorreu em Canoas (RS) e o caso foi encerrado após o inquérito policial, já que, de acordo com as autoridades, não houve elementos de prática de crime", declarou a empresa em nota.

Comentários