Saúde

VARÍOLA DOS MACACOS: Varíola dos macacos mata?

A doença está chamando bastante atenção no mundo e o Brasil registrou o seu primeiro caso

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 08/06/2022 às 17:17
Notícia
UK Health Security Agency
Varíola dos Macacos está se espalhando pelo mundo - FOTO: UK Health Security Agency

Na tarde desta quarta-feira (8), o Brasil acabou registrando o seu primeiro caso confirmado de varíola dos macacos. O homem diagnosticado, que não teve seu nome identificado, está em isolado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado em São Paulo.

A varíola dos macacos está gerando grande preocupação entre cientistas e agências de saúde. A doença está chamando bastante atenção por sua transmissão rápida e também pela quantidade de casos já registrados em todo o mundo.

>> VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL: Após caso CONFIRMADO saiba como identificar se irritação na pele é doença; confira os sintomas

VARÍOLA DOS MACACOS MATA?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem duas variantes genéticas da varíola dos macacos, com diferentes taxas de letalidade.

  • Variante da África Ocidental, com taxa de letalidade (CFR) relatada anteriormente de até cerca de 10%;
  • Variante da Bacio do Congo (África Central), com taxa de 3%.

Entre os casos registrados de varíola dos macacos, a maioria deles foram associados a variante da Bacia do Congo, ou seja, o grupo de variantes genéticas com menor letalidade.

QUEM CORRE MAIS RISCO COM A DOENÇA?

De acordo com informações compartilhadas pela OMS, a varíola dos macacos pode ser classificada como uma doença autolimitante, isso significa que a pessoa infectada pode se curar após o período agudo do vírus.

Apesar disso, a varíola dos macacos pode ser grave ou fatal para algumas pessoas: "Casos graves ocorrem mais comumente entre crianças e estão relacionados à extensão de exposição ao vírus, estado de saúde do paciente e natureza das complicações", explicou a OMS.

Isso significa que os casos da varíola dos macacos tende a ter um risco maior para os mais jovens.

>> VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL: Anvisa elabora recomendações para unidades de saúde lidarem com a doença

Veja aqui os casos de varíola dos macacos no mundo

Comentários