Igreja Católica

Dom Fernando Saburido RENUNCIA: Arcebispo de Olinda e Recife anunciou decisão nesta sexta; entenda motivos

Dom Fernando Saburido anunciou decisão de deixar Arquidiocese de Olinda e Recife

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/06/2022 às 8:14 | Atualizado em 10/06/2022 às 9:51
Notícia
Foto: André Nery/JC Imagem
Dom Fernando Saburido - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem

Dom Fernando Saburido anunciou que renuncia ao cargo de arcebispo de Olinda e Recife. A decisão foi informada aos fieis nesta sexta-feira (10). 

Dom Fernando completa 75 anos de idade nesta sexta. De acordo com o líder religioso, o direito canônico determina que bispos devem deixar suas funções ao completar 75 anos de idade.

A informação foi divulgada por meio de um vídeo. Assista o anúncio da renúncia de Dom Fernando Saburido:

"Meus queridos irmãos e irmãs, hoje, dia 10 de junho, tenho a alegria de completar meus 75 anos de vida. Conforme prescreve o código de direito canônico, no canon 401, parágrafo 1º, o bispo que completa esta idade precisa renunciar ao cargo que ele vinha exercendo na diocese", disse dom Fernando no vídeo. 

Dom Fernando deve enviar uma carta de renúncia ao Papa Francisco, em Roma. O texto já está escrito e deverá ser remetido ainda nesta sexta-feira (10).

.

Dom Fernando Saburido

O bispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido nasceu em 10 de junho de 1947, no Distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho. Ele é filho de Pedro Antônio Saburido e Severina Lira Saburido.

Dom Fernando foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1983, aos 36 anos de idade. Ele é formado em filosofia e teologia. Também foi professor do colégio São Bento, em Olinda. 

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando foi eleito bispo em 1º de julho de 2009 e foi empossado em agosto daquele mesmo ano. Em 2022, portanto, completaria 13 anos como chefe da Igreja Católica no Grande Recife. 

Antes, Dom Fernando também foi bispo da cidade de Sobral, no Ceará, entre 2005 e 2009. 

"Em julho de 2002, Dom Fernando Saburido tornou-se presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília-DF. Na ocasião, Dom Fernando substituiu Dom Antônio Soares Costa, bispo de Caruaru, que morreu um mês antes", detalha o site da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Comentários