Bancos abrem hoje?

BANCOS ABREM HOJE, Dia de Corpus Christi? Veja horário de funcionamento no feriadão

Por causa do feriado de Corpus Christi, funcionamento dos bancos acontece de forma diferenciada

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 16/06/2022 às 0:05 | Atualizado em 16/06/2022 às 9:03
Notícia
Marcelo Camargo/ABr
Segundo a Caixa Econômica, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial - FOTO: Marcelo Camargo/ABr

Embora não seja um feriado nacional, o Corpus Christi também muda o horário de funcionamento dos bancos em todo o país nesta quinta-feira (16 de junho).

Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as agências não vão abrir nesta quinta em nenhuma cidade do país. 

.

O funcionamento dos bancos é outro na sexta-feira (17), depois do Corpus Christi

Também de acordo com a Febraban, os bancos abrem normalmente na sexta-feira, dia seguinte ao Corpus Christi. Confira a nota da entidade explicando os detalhes:

"A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado do dia 16 de junho, quinta-feira (Corpus Christi). Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada, e não seja feriado, como é o caso da cidade de São Paulo, não haverá expediente bancário.

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval e o dia dedicado a Corpus Christi.

Na sexta-feira, 17 de maio, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

“Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 30,1 bi em 2021), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão sem pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17).

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, recomenda."

Comentários