Tübingen, uma cidade universitária no sudoeste da Alemanha, é conhecida por ser um lugar quase perfeito para morar. Dos 90 mil moradores do lugar, 27 mil são estudantes da Universidade de Tübingen, o que oferece à cidade uma atmosfera extremamente jovem.
O lugar também conta com uma arquitetura antiga e foi uma das poucas cidades da Alemanha que teve seu centro histórico preservado após a Segunda Guerra Mundial.
Diante de toda essa prosperidade, estilos de vida alternativos entram em alta. Grande parte da população é antenada nas questões ambientais e aderem ao estilo de vida vegano, tentando produzir o menos de lixo possível.
Contudo, isso traz algumas questões para multinacionais como a McDonalds, entenda:
MCDONALD'S PROCESSA CIDADE DE TUBINGEN
Em reportagem da BCC, foi relatado como Tübingen está sendo constantemente revitalizada e modernizada para ser cada vez mais ecológica.
No início de 2022, para elevar ainda mais o status verde da cidade, a cidade quis impor uma nova taxa: o chamado Verpackungssteuer, ou seja, imposto de embalagem.
Essa taxa previa um pagamento extra de cinquenta centavos para qualquer embalagem descartável, como copos de café, potes de sorvete, pratos para refeição e até caixas de pizza. Alguns outros tipos de descartáveis mais necessários tinham taxas menores.
O imposto teve um início promissor: as primeiras semanas resultaram em até 15% menos resíduos nas lixeiras da cidade.
Contudo, esse movimento de ter menos embalagens não foi bem recebido pelo único McDonald's de Tübingen, que processou a cidade por causa da implementação desse imposto.
Com mais de 1,5 mil restaurantes em todo o país da Alemanha, o McDonald's afirma que é difícil customizar soluções e defende uma estrutura uniforme, independente diferentes regras entre as cidades.
"Concordamos que a melhor embalagem é aquela que não é produzida em primeiro lugar. Mas os caminhos especiais locais de cidades ou comunidades individuais impedem um conceito nacionalmente bem sucedido e implementável", afirmou um porta-voz da empresa, à medida que a companhia realiza testes para um sistema próprio de embalagens reutilizáveis.
Outro caso parecido aconteceu na cidade alemã de Kassel na década de 1990, quando a prefeitura tentou implantar o imposto de embalagem. Em ambos os casos, o McDonald's saiu vitorioso.