GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA

McDonald's reabre com novo nome na Rússia

O grupo McDonald's anunciou em maio a saída definitiva da Rússia, alegando a necessidade de "permanecer inflexível em seus valores"

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 12/06/2022 às 15:56
Notícia
KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Alexander Govor, de 62 anos, operava sob a franquia McDonald's 25 restaurantes em várias cidades da Sibéria desde 2015 - FOTO: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

com informações da AFP

As antigas unidades do McDonald's reabriram neste domingo (12) na Rússia. A rede americana decidiu deixar o país em 16 de maio como reação pelo conflito na Ucrânia e a venda das operações, alegando a necessidade de "permanecer inflexível em seus valores".

Sob o lema "O nome muda, mas o amor permanece", as lanchonetes voltam como uma marca local.

A McDonald's estava na Rússia há mais de 30 anos, quando esta ainda era União Soviética.

Representando uma janela para o mundo ocidentala rede era popular no país, sendo responsável por cerca de 9% do faturamento do grupo norte-americano.

.

KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
O logotipo amarelo característico foi substituído por duas listras estilizadas de cor laranja que representam duas batatas fritas acompanhadas de um ponto vermelh0 - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

Lanchonetes da McDonald's ganham novo nome

A McDonald's na Rússia foi rebatizada com o nome "Vkousno i tochka", que em livre tradução para o português significa "Delicioso. Ponto Final".

No lugar do logotipo amarelo característico, encontram-se um ponto vermelho e duas listras estilizadas de cor laranja, representando duas batatas fritas.

novo proprietário da rede de 'fast food' na Rússia é o empresário Alexander Govor, de 62 anos. Ele começou a operar restaurantes da franquia McDonald's em 2015 e já somava 25 unidades em várias cidades da Sibéria.

.

KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
O empresário Alexander Govor garante que os 51.000 ex-funcionários do McDonald's em todo país conservarão os empregos - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

Em 19 de maio, três dias após a McDonald's anunciar a saída do mercado russo, ele fez um acordo de compra do negócio.

"Esperamos que o número de clientes não diminua, e sim que aumente. Ainda mais agora que é uma empresa totalmente russa", declarou o novo proprietário da rede.

Ele prometeu ainda que os 51.000 ex-funcionários do McDonald's na Rússia permanecerão com seus empregos e que trabalhará para melhorar a rede.

.

KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
O novo proprietário da rede de 'fast food' prometeu que o sabor não mudará e que trabalhará para melhorar a rede - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Os antigos restaurantes na Rússia do grupo McDonald's foram rebatizados de "Vkousno i tochka" ("Delicioso. Ponto Final") por seu novo proprietário russo - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
McDonald's reabriram agora como marca local, depois que a rede americana deixou o país devido ao conflito na Ucrânia - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

"Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de desenvolver esta empresa. Sou ambicioso e planejo não apenas reabrir os 850 restaurantes, como também desenvolver outros novos", acrescentou.

CEO do grupo que assumiu o comando da rede, Oleg Paroyev, explicou o trabalho que vem sendo feito.

"Tentamos fazer de tudo para que nossos clientes não percebam nenhuma diferença, nem no ambiente, nem no sabor, nem na qualidade".

.

KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
O novo proprietário da rede de 'fast food' na Rússia é o empresário Alexander Govor - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

Abertura da primeira unidade

Com direito a uma grande fila na porta, a reabertura sob propriedade russa da primeira unidade da antiga McDonald's aconteceu ao meio-dia (6H00 GMT) deste domingo (12) na Praça Pushkin, em Moscou.

Este é o ponto histórico onde foi inaugurado o primeiro McDonald's do país, também com filas quilométricas, ainda em janeiro de 1990, pouco menos de dois anos antes do colapso da União Soviética.

Outros 15 pontos da rede abrem neste domingo na capital russa e mais 50 lojas devem reabrir nesta segunda-feira (12).

Em breve, a nova rede espera retomar as atividades de 50 a 100 restaurantes por semana em todo a Rússia.

Segundo Paroyev, alguns itens que faziam referência direta ao McDonald's precisaram ser retirados do cardápio. Entre eles, estão o McFlurry e o Big Mac.

Além disso, os embalagens sofreram alterações e se tornaram neutras. Afinal, nenhum item pode fazer referência ao grupo McDonald's.

.

KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Grupo McDonald's anunciou sua saída do país depois de mais de 30 anos de presença - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

Os preços dos hambúrgueres também serão um pouco mais elevados que os da rede americana. Isso se dá pela inflação na Rússia.

Paroyev, no entanto, garantiu que os valores continuarão "acessíveis".

Durante a inauguração, a emblemática lanchonete recebeu a visita do prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, que usou o aplicativo de mensagens Telegram para dizer que "a qualidade do serviço continuará sendo a mesma".

.

KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
McDonald's reabriram neste domingo (12) na Rússia - KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP