
Quem precisa de atendimento nos bancos deve ficar atento a mudanças no horário de funcionamento das agências nesta semana por causa do feriado de São João.
BANCOS ABREM EM 23 E 24 DE JUNHO?
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento das agências acontece de forma diferente em várias regiões do país.
É que, nas cidades ou estados onde há feriado de São João, os bancos não abrem no dia 24 de junho, sexta-feira.
Todas as agências abrem normalmente na quinta-feira, dia 23 de junho, véspera de São João, com atendimento das 10h às 16h.
Mas, no dia 24 de junho, Dia de São João, o funcionamento das agências acontece somente nas cidades e estados onde não há feriado.
Onde a festividade é feriado, como em Pernambuco, por exemplo, os bancos só voltam a abrir na segunda-feira.
Nesses casos, débitos que vencem na sexta-feira (24) podem ser quitados normalmente no próximo dia útil, segunda-feira.
.
- RECEITA de BOLO DE MILHO com GOIABADA simples e saboroso: Veja ingredientes e modo de preparo desta receita junina para o São João
- Dia de São João é feriado? Veja o que abre e fecha em PE no São João e funcionamento de comércio e shoppings no feriado
- MENSAGEM DE SÃO JOÃO PARA WHATSAPP; Veja as melhores frases juninas
Veja nota da Febraban
"Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2002, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.
Além disso, não há expediente bancário nos feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas. Já nas datas originais dos feriados municipais e estaduais que tenham sido antecipados haverá atendimento bancário normal.
As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias.
“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.
Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento."
Comentários