Bancos no São João

Os bancos abrem dia 23 e 24 de junho? Veja como fica funcionamento dos bancos no São João

Por causa do São João, bancos funcionam em horários diferenciados nesta semana

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 23/06/2022 às 7:16 | Atualizado em 23/06/2022 às 7:19
Notícia
Arquivo/Agência Brasil
Banco do Brasil é responsável por pagamento do Pasep - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Quem precisa de atendimento nos bancos deve ficar atento a mudanças no horário de funcionamento das agências nesta semana por causa do feriado de São João. 

BANCOS ABREM EM 23 E 24 DE JUNHO?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento das agências acontece de forma diferente em várias regiões do país. 

É que, nas cidades ou estados onde há feriado de São João, os bancos não abrem no dia 24 de junho, sexta-feira. 

Todas as agências abrem normalmente na quinta-feira, dia 23 de junho, véspera de São João, com atendimento das 10h às 16h. 

Mas, no dia 24 de junho, Dia de São João, o funcionamento das agências acontece somente nas cidades e estados onde não há feriado.

Onde a festividade é feriado, como em Pernambuco, por exemplo, os bancos só voltam a abrir na segunda-feira. 

Nesses casos, débitos que vencem na sexta-feira (24) podem ser quitados normalmente no próximo dia útil, segunda-feira. 

.

Veja nota da Febraban

"Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2002, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

Além disso, não há expediente bancário nos feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas. Já nas datas originais dos feriados municipais e estaduais que tenham sido antecipados haverá atendimento bancário normal.

As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias.

“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento."

Comentários