REINO UNIDOS

BORIS JOHNSON RENUNCIA: Veja o que acontece a partir de agora

Boris Johnson anunciou renúncia nesta quinta-feira (7) após polêmicas envolvendo seu governo

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 07/07/2022 às 9:03 | Atualizado em 07/07/2022 às 9:32
Notícia
STEFAN ROUSSEAU / POOL / AFP
Boris Johnson enfrentava crise no governo - FOTO: STEFAN ROUSSEAU / POOL / AFP

Boris Johnson renunciou ao cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7). 

Apesar da renúncia, Boris Johnson não sairá do cargo imediatamente. Primeiro-ministro desde 2019, o primeiro-ministro disse que permanece interinamente. 

Um novo primeiro-ministro só será escolhido após o recesso do verão, portanto entre setembro e outubro. Apesar disso, a oposição disse que quer que Johnson saia imediatamente e que um outro parlamentar seja escolhido interinamente. 

Johnson disse que está triste em ter de pedir demissão. Vários políticos renunciaram nas últimas horas, no que se tornaram dias turbulentos na política e economia da Grã-Bretanha.

.

O que acontece a partir de agora?

Um novo premiê será escolhido entre os conservadores, que tem maioria no parlamento. 

A candidatura tem uma série de votações, até que fiquem apenas 2 candidatos. Em seguida, um comitê do partido escolhe o seguinte primeiro-ministro. 

Se a oposição promover um "voto de desconfiança", é possível que Boris Johnson saia antes do prazo que ele próprio anunciou. 

Um governo de polêmicas

Boris Johnson enfrentou uma série de polêmicas durante seu governo. Durante momentos complicados da pandemia, enquanto a maior parte da população se esforçava para fazer lockdowns, Johson fez festas com amigos. 

Recentemente, ele promoveu um político envolvido em escândalos sexuais. 

Comentários