
O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) o primeiro óbito por varíola dos macacos no país.
A vítima era do município de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais.
>> Como se proteger da varíola dos macacos? Saiba detalhes da transmissão e como se prevenir clicando aqui
VARÍOLA DOS MACACOS
Somente cinco pessoas haviam morrido pela varíola dos macacos em todo o planeta durante o surto atual da doença, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados na última quinta-feira (28).
Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, 1.066 casos da doença foram registrados no Brasil. A maioria dos casos concentram-se nos Estados de São Paulo e no Rio de Janeiro.
No momento, o ministério está tratando a doença como surto, ou seja, o primeiro estágio da evolução de contágio, antes de epidemia e pandemia.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que o controle da doença é uma prioridade e montará um grupo para coordenar a resposta, com a participação de várias instituições de saúde, como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas, braço da OMS nas Américas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Ainda não há vacina disponível para a varíola dos macacos no Brasil.
"A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante. Dessa forma, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) poderá definir a melhor estratégia de imunização para o Brasil", afirmou o Ministério da Saúde em nota sobre a aquisição de vacinas.
Confira o número de casos de varíola dos macacos por estado:
- São Paulo: 823
- Rio de Janeiro: 124
- Minas Gerais: 44
- Paraná: 21
- Distrito Federal: 15
- Goiás: 13
- Bahia: 5
- Ceará: 4
- Santa Catarina: 4
- Rio Grande do Sul: 4
- Pernambuco: 3
- Rio Grande do Norte: 2
- Espírito Santo: 2
- Tocantins: 1
- Acre: 1
*Com informações do portal Uol
.
Comentários