Abono salarial

PIS: Como ver o PIS na Carteira de Trabalho Digital? Saiba como consultar PIS/Pasep e quem tem direito ao PIS 2022

Trabalhadores seguem recebendo o abono salarial PIS/Pasep 2022 com pagamentos que podem chegar a R$ 1.212. Confira dúvidas frequentes.

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 08/08/2022 às 19:36 | Atualizado em 08/08/2022 às 19:46
Freepik
PIS 2022 é referente ao ano-base de 2020 e continua sendo pago até o final do ano. - FOTO: Freepik

O abono salarial PIS/Pasep continua sendo pago aos trabalhadores neste ano, apesar do calendário de pagamentos regulares ter encerrado ainda em março.

É comum que em meio a essa liberação do benefício muitas dúvidas surjam sobre o PIS 2022, como por exemplo: "como saber se eu tenho direito ao PIS 2022?" ou "como ver o PIS na Carteira Digital?". Tire as dúvidas nesta matéria.

Como saber se eu tenho direito ao PIS 2022?

O PIS 2022 é o abono salarial dos trabalhadores que exerceram função remunerada no ano de 2020 e possui alguns requisitos mínimos para ser pago, como:

  • ter uma remuneração de até dois salários mínimos mensais no ano-base.
  • trabalhar, no ano-base de 2020, por pelo menos 30 dias com carteira de trabalho assinada por pessoa jurídica;
  • estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial;
  • estar inscrito(a) por no mínimo cinco anos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);

Caso todos esses critérios sejam cumpridos, o trabalhador pode receber o PIS 2022. Vale destacar que o pagamento continua sendo realizado.

Até que dia posso sacar o PIS 2022?

Embora o calendário de pagamentos regulares do abono salarial PIS 2022 tenha encerrado em março, o benefício ainda pode ser resgatado.

Como estabelecido no calendário oficial, os trabalhadores têm até o dia 29 de dezembro de 2022 para sacar o abono salarial.

>> Saiba também os valores atualizados da tabela do PIS/Pasep 2022

Como ver o número do PIS?

número de inscrição no programa pode ser encontrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como na Carteira de Trabalho Digital.

No documento físico, a CTPS, a inscrição no PIS ou Pasep fica na primeira página (a mesma em que está localizada a foto do trabalhador).

É importante destacar que o número é gerado assim que o empregado tem a carteira assinada pela primeira vez por uma pessoa jurídica.

Como ver o PIS na Carteira Digital?

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Carteira de trabalho digital. - MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

No caso da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixada em smartphones Android e iOS, o acesso ao número e aos registros de trabalho pode ser obtido clicando na opção "Contratos" no menu.

Depois é só clicar no botão de mais informações (sinalizado por um "+") lado do nome da sua empresa atual. Os dados do contrato atual de trabalho bem como o número do PIS/Pasep podem ser encontrados nesta página.

É válido destacar que é possível consultar o saldo do PIS/Pasep pelo mesmo aplicativo.

.

* Com informações do UOL

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Carteira de trabalho digital. - FOTO:MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL