Igreja Católica

PAPA FRANCISCO VAI RENUNCIAR? Veja últimas informações e entenda crise no Vaticano

Abatido, Papa Francisco pode anunciar renúncia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 01/09/2022 às 8:33 | Atualizado em 01/09/2022 às 8:35
Notícia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS
Papa Francisco é o 266° Papa da Igreja Católica - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS

Fiéis católicos devem se preparar para a possibilidade do Papa Francisco renunciar. Se isso acontecer, a Igreja precisará escolher um novo líder por meio de um Conclave. 

As especulações sobre a renúncia do Papa Francisco ganharam força nas últimas semanas. O primeiro papa argentino da história tem sérios problemas no joelho, o que tem o obrigado a usar cadeira de rodas. O papa também passou por uma cirurgia no cólon, em 2021, mas negou ter câncer. 

PAPA FRANCISCO VAI RENUNCIAR?

A dúvida sobre se o Papa Francisco vai renunciar cresceram ainda mais esta semana, depois que o Pontífice chamou à pressas uma reunião com cardeais de todo o mundo. 

O encontro aconteceu na terça-feira, dia 30 de agosto, e a imprensa não foi autorizada a participar da reunião, mas fontes ligadas ao Vaticano disseram que Francisco pretendia discutir uma possível renúncia. 

>>> LEIA TAMBÉM: Papa Francisco pede que cristãos se vacinem contra a covid-19.

Oficialmente, o Vaticano disse que o encontro seria para aprofundar a Constituição apostólica implementada em 5 de junho, segundo o G1. 

.

PAPA NÃO DESCARTA RENÚNCIA

Em viagem ao Canadá no mês de julho, o Papa Francisco foi perguntado por jornalistas se renunciaria e não descartou a possibilidade. 

"Mudar de papa não seria uma catástrofe. Não pensei nesta possibilidade, mas isto não quer dizer que depois de amanhã não vou pensar. A porta está aberta", disse o papa. 

PAPA FRANCISCO

Nascido na Argentina e descrito como um homem preocupado com os mais pobres, o nome de batismo do Papa Francisco é Jorge Mario Bergoglio. 

Ele foi eleito papa em março de 2013, depois que o papa Bento XVI renunciou. O nome Francisco foi escolhido, justamente, para lembrar são Francisco de Assis, reconhecido como um santo voltado aos mais necessitados. 

Comentários