
O Benefício de prestação continuada, mais conhecido como BPC, é um pagamento destinado a pessoas de baixa renda que está em vigor desde 1993.
Prestado pelo INSS, ele fornece o valor de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212, atendendo a diversos grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos e pessoas com deficiência.
QUEM PODE RECEBER O BPC ?
Para receber o pagamento do benefício de prestação continuada são necessários requisitos, como: ser idoso com mais de 65 anos ou possuir alguma deficiência (motora, sensorial ou mental); todavia, em ambos os casos, o cidadão que recebe o BPC deve ser enquadrado no grupo de baixa renda e possuir cadastro no CadÚnico. Em especial, as pessoas com deficiência devem passar por uma avaliação média para ter direito ao benefício. Como não é uma aposentadoria, para receber o benefício não é precisa contribuição no INSS, podendo ser requerido, também por trabalhadores informais. Porém, o beneficiário não tem direito a gratificações da carteira de trabalho, como 13 salário e Pensão por morte.
.
- AUXÍLIO EMERGENCIAL CONSULTA DATAPREV: entenda como consultar seu AUXILIO EMERGENCIAL
- AUXÍLIO BRASIL SETEMBRO: ANTECIPADO para SEGUNDA-FEIRA (5)? Veja quando vai receber o PAGAMENTO de R$ 600 e o CALENDÁRIO AUXILIO BRASIL
- EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL: Governo já REVELOU a DATA de PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXILIO BRASIL? Confira
COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO BPC?
Para solicitar o Benefício de prestação contada, o cidadão deve entrar em contato com os principais canais de atendimento ao INSS, sendo feito através do site, do aplicativo "MEU INSS" ou pelo telefone 135. Além disso, o BPC também pode ser solicitado em Agencias de Previdência Social, as APS.
Comentários