STF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: WEBER VOTA CONTRA e estremece SUSPENSÃO

Confira as últimas informações sobre o novo piso salarial da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 14/09/2022 às 8:47 | Atualizado em 19/09/2022 às 19:26
Notícia
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Confira atualizações sobre o piso salarial enfermagem últimas notícias - FOTO: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Sancionado pelo governo federal, o novo piso salarial da enfermagem é rondado por uma série de polemicas nos últimos dias. Os profissionais da enfermagem receberiam um novo piso salarial de R$ 4.750, sendo 70% do valor para técnicos de enfermagem e 40% para auxiliares.

Apesar dos benefícios aos profissionais da saúde, o novo piso salarial geraria um impacto de 10,5 bilhões para as prefeituras, além de prejuízo na rede privada.

Segundo especialistas,  o nordeste seria a região mais afetada pelas mudanças do novo piso salarial, decorrendo na perda de 37% dos profissionais da enfermagem. 

VOTAÇÃO NO STF SE ENCONTRA ACIRRADA:

 Iniciada - após o Ministro Luiz Roberto Barroso responder a liminar do Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNsaúde) - no dia 4 de Setembro, a votação do Supremo Tribunal Federal acerca da suspensão do piso salarial da enfermagem tende favorecer a permanência da medida, uma vez que, na última quinta-feira (15), os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux votaram a favor da continuidade da suspensão. A presidente do STF, Rosa Weber votou contra a medida de Barroso, acirrando o placar que se encontra 7 a 4. A votação se encerra hoje e os ministros ainda podem mudar a decisão, ou seja, o futuro do piso salarial da enfermagem ainda se encontra incerto. 

BOLSONARO FALA SOBRE O PISO SALARIAL NO PROGRAMA DO RATINHO

Em entrevista ao programa do Ratinho na última terça-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a votação que ronda a suspensão do novo piso salarial destinado a enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

O chefe do executivo criticou a decisão do ministro Luis Roberto Barroso de suspender o novo piso salarial.

"Eu sancionei, o Congresso aprovou, o novo piso para os enfermeiros. Lamentavelmente, há suspeita na decisão monocrática do ministro Barroso", disse Bolsonaro em entrevista ao programa do Ratinho.

ENFERMEIROS SINALIZAM GREVE

Com a votação do Supremo Tribunal Federal na última segunda-feira (12) sendo favorável a suspensão do piso salarial, os enfermeiros e outros profissionais da saúde sinalizam greve como uma resposta ao STF. A paralisação deve começar na próxima semana.

 

 

 

 

 

 

Comentários