Piso da Enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: VOTAÇÃO no STF determina destino de PL; veja o RESULTADO

O Supremo Tribunal Federal determinou, na tarde desta quinta-feira (15), o destino do novo Piso Salarial da enfermagem

Bia Freire
Bia Freire
Publicado em 15/09/2022 às 16:35
Notícia
DIVULGAÇÃO/ ENFERMAGEM SENAC
STF decidiu suspender lei que fixou remuneração mínima para o piso salarial enfermagem 2022; profissionais fazem paralisação nacional nesta quarta-feira (21) - FOTO: DIVULGAÇÃO/ ENFERMAGEM SENAC

Após ser aprovado por todas as etapas no Congresso Federal, no mês de julho,  o novo Piso Salarial da Enfermagem está suspenso novamente. 

O motivo? Depois de uma nova votação, que ocorreu no Plenário Virtual do STF, o Ministro Luís Roberto Barroso decidiu manter a suspensão. 

POR QUE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM FOI SUSPENSO?

A lei que fixa os pisos salariais dos profissionais de enfermagem foi julgada pelo plenário virtual a decisão individual do relator, Ministro Luís Roberto Barrosso.

.

O relator suspendeu a norma para analisar todos os impactos da medida na qualidade dos serviços da saúde e no orçamento brasileiro.

"É evidente o estado de penúria pelo qual atravessam alguns estados e municípios brasileiros e a dependência significativa desses entes em relação aos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, para o atendimento de suas despesas básicas. Nesse contexto, é preocupante o resultado que medidas normativas como essas podem vir a gerar", argumentou.

Alguma decisão deve ser tomada até o dia 16 de setembro.

VOTAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Abaixo, saiba quais foram os votos dos políticos presentes na reunião. 

Além de Barroso, os ministros Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes votaram pela continuidade da suspensão.

Em contrapartida, o os ministros Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin votaram para derrubar a suspensão da PL.

Ainda não votaram os ministros Luiz Fux e Rosa Weber.

Comentários