STF

STF: BARROSO decide ADIAR audiência sobre ROL DAS ANS

Confira as últimas informações sobre a decisão do ministro

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 16/09/2022 às 9:57 | Atualizado em 16/09/2022 às 11:36
ANTONIO AUGUSTO / TSE
Luís Barros, ministro do STF, deverá julgar na próxima semana as propostas de fontes de custeio para o piso salarial da enfermagem - FOTO: ANTONIO AUGUSTO / TSE

O ministro Luiz Roberto Barroso optou por adiar a audiência sobre o Rol da ANS. Com o intuito de discutir acerca das mudanças na saúde privada, previstas na Lei dos Planos de Saúde na Resolução Normativa.

A audiência estava marcada para os dias 26 e 27 de Setembro, na qual Barroso é relator de cinco ações. 

DEPENDE DE BOLSONARO

Segundo o ministro, antes de iniciar a audiência, o presidente Jair Bolsonaro precisa decidir se sancionará ou não a PL do congresso, acerca da cobertura de tratamentos fora do rol da ANS. 

Barroso planejava ouvir representantes da sociedade e do poder público, além de especialistas sobre o tema. A PL atinge a amplitude dos planos de saúde, rols taxativos e procedimentos médicos.

O ministro do supremo ainda não marcou uma nova data para a audiência. 

 

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM É SUSPENSO APÓS VOTAÇÃO NO STF

Além do processo sobre o Rol da ANS, outra polêmica que ronda o ministro Luiz Roberto Barroso diz respeito ao piso salarial da enfermagem, proposto pelo Governo Federal. O texto estipula um novo piso salarial, destinado aos profissionais da enfermagem no valor de R$ 4.750.

Em votação desde a última segunda-feira (12), o Supremo Tribunal Federal optou por permanecer a medida sancionada por Barroso, após um placar de 7 a 4 favorável a suspensão.