
O piloto de um avião da TAM que pousou em Porto Alegre na noite do sábado (5) informou à torre de controle do aeroporto Salgado Filho ter visto objetos voadores não identificados (Ovnis) sobrevoando a capital gaúcha.
Na sexta-feira (5), passageiros de um voo da Azul Linhas Aéreas também disseram que o piloto da aeronave em que estavam avisou que viu objetos luminosos na mesma região. Os dois fatos foram registrados em um intervalo de 24 horas.
O áudio da notificação do piloto da TAM foi publicado pelo portal Metrópoles. Veja a transcrição:
Piloto da Latam – “Por gentileza, só por curiosidade, tem algum reporte de algum objeto na nossa posição de 10h pra 11h, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?”
Controladora – “Não recebemos nenhum reporte.”
Piloto da Latam – “São umas luzes. Por vezes elas apagam e acendem... Às vezes são (sic) uma, às vezes duas, três...”
Controladora – “Vou repassar a informação, TAM 3406.”
Piloto da Latam – “Informamos pro centro, anteriormente, antes da descida, e eles nos retornaram que já teve reportes de encontros no mesmo local... Agora, por exemplo, tem uma bem sobre Porto Alegre, bem forte... Elas apagam e acendem, agora com mais intensidade.”
Controladora – “Muito obrigada pela informação, TAM 3406.”
Piloto da Latam – “Só para informação, a gente ainda continua avistando as luzes... Agora, de uma outra perspectiva, ela está bem ao sul de Porto Alegre, da cidade... Bem ao sul, sentido Argentina, sentido sul do estado... E elas são azuis e continuam aparecendo e se cruzando no céu.”
Controladora – “Tô ciente... O pessoal da torre informou que também avistou, porém, dizem que elas estão paradas... E a princípio não interferem na aproximação.”
Controladora – “O Azul 4657 tem condições de informar se avistou alguma luz no setor sul de Porto Alegre?”
Piloto da Azul – “Aaaah, eu ia informar vocês, mas ia falar pelo.... Na verdade, a gente tá vendo essas luzes desde lá de Confins... São três luzes girando em espiral entre elas aqui, bem forte.”
Controladora – “Ciente... Teve um reporte de aeronave que se aproximou anteriormente... Obrigada pela informação... O senhor tem condições de informar a altitude mais ou menos?”
Piloto da Azul – “Olha, a gente tava no nível 380 (38 mil pés) e elas estavam bem mais altas que a gente e na nossa proa, durante o voo todo."
Outro áudio; escute:
VOO da Azul
Na noite da sexta-feira, passageiros da Azul também foram informados pelo piloto sobre ovnis sobre Porto Alegre.
"Demorou um pouco para o avião pousar e, normalmente, o piloto dá aquelas boas-vindas, mas desta vez não falou nada. No momento em que pousou, o piloto pediu desculpas porque haviam visto objetos não identificados. Ele falou que eram vários, no sentido da Lagoa dos Patos", disse o empresário Eduardo Corrêa da Silva, de 48 anos, em entrevista ao jornal Zero Hora.
- "E.T., o Extraterrestre": Há 40 anos, Spielberg conquistou o mundo com amizade interplanetária
- Yasmin Brunet, ex de Medina, diz que o governo esconde a verdade sobre extraterrestres
- Invasão extraterrestre? Nuvem com formato de disco voador aparece durante pôr do sol; veja fotos
- Molécula rara em Vênus pode sinalizar presença de vida extraterrestre
"Foi comentado pelo piloto que vários outros voos haviam visto a mesma coisa. Quando eu saí do avião perguntei para o comissário de bordo se ele tinha visto. Ele disse que sim e que eram vários objetos", acrescenta. Segundo o passageiro, a tripulação afastou a hipótese de serem drones, devido à altura onde os objetos foram vistos.
Outra passageira do mesmo voo, Bruna da Silva Porto, de 30 anos, confirma o relato. "Depois que nós pousamos, antes de a tripulação liberar os passageiros para pegarem as malas, o piloto pediu desculpas por não ter falado conosco antes do pouso. Porque eles teriam reportado objetos voadores não identificados e estariam relatando para a torre de controle naquele momento", explicou em entrevista à Zero Hora.
"Ele (piloto) mencionou que perceberam os objetos quando passamos pela Lagoa dos Patos. E ainda falou que se a gente ver alguma notícia poderá relatar que estava nesse voo", explicou Bruna. Nenhum dos entrevistados pela Zero Hora disse ter visto os ovnis pela janela do avião.
O que diz a Azul?
Procurada pela reportagem, a Azul negou ter ciência do ocorrido. “A Azul informa que não tem ciência dos fatos e ressalta que seus tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que, qualquer eventualidade, é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo e segue para investigação das autoridades competentes.”