Presidência

POSSE DE LULA SERÁ REAVALIADA? Procedimentos para a posse de Lula em 2023 serão revistos

Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou que procedimentos serão reavaliados

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 26/12/2022 às 11:52 | Atualizado em 04/01/2023 às 14:37
Notícia
EVARISTO SA / AFP
Posse de Lula será reavaliada após bomba em aeroporto - FOTO: EVARISTO SA / AFP

Após vencer a corrida presidencial com a maior porcentagem de votos, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está com seus preparativos.

No entanto, no último sábado (25), Flávio Dino, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, afirmou que algumas medidas na posse de Lula será reavaliada. Entenda mais a seguir.

POSSE DE LULA SERÁ REAVALIADA?

Após um empresário bolsonarista tentar explodir uma bomba próximo ao Aeroporto de Brasília neste sábado (25/12), Dino se mostrou preocupado com a segurança de autoridades da população.

Com isso, afirmou que procedimentos serão reavaliados para que a posse do presidente eleito Lula seja feita com a maior segurança possível.

.

A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá.
Flávio Dino

QUANDO É A POSSE DE LULA

Os cargos de presidente, vice-presidente e governador terão a posse no dia 1º de janeiro de 2023, primeiro dia do ano que vem.

A data está prevista na Constituição Federal e foi escolhida para evitar que os governantes assumam a administração com base no orçamento financeiro do ano anterior.

Já os parlamentares eleitos assumem os mandatos apenas no dia 1º de fevereiro de 2023.

CERIMÔNIA DE POSSE PRESIDENCIAL

Há um conjunto de tradições que compõem a posse presidencial. De início, pela manhã, o presidente eleito comparece a uma missa na Catedral de Brasília em um percurso com batedores da Polícia do Exército e fuzileiros navais.

Após isso, há um desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Itamaraty, onde um banquete é oferecido às autoridades estrangeiras.

Com isso, o presidente e vice-presidente eleitos almoçam juntos até irem, também em carro aberto, ao Congresso Nacional para a sessão solene de posse.

É nesta sessão que o novo chefe de Estado presta o compromisso constitucional de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.”

Por fim, o presidente faz seu discurso e segue para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial.

LULA ELEITO: relembre trajetória do novo presidente do Brasil

Comentários