SIMONE TEBET

SIMONE TEBET MINISTRA DE LULA: Senadora ACEITA ser MINISTRA do Planejamento de Lula

Senadora do MDB aceitou convite para assumir o Ministério do Planejamento

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 27/12/2022 às 11:35 | Atualizado em 27/12/2022 às 11:46
Notícia
Divulgação/Ricardo Stuckert
SIMONE TEBET E LULA - FOTO: Divulgação/Ricardo Stuckert

Simone Tebet, senadora do MDB, aceitou o convite para ser ministra do Planejamento no novo governo Lula (PT), com a inserção do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) na pasta.

Depois de muita ponderação onde seria o lugar de Tebet no governo do petista, a resolução foi tomada após a senadora pleitear o comando do Ministério do Desenvolvimento, que acabou entregue por Lula ao petista Wellington Dias.

Depois da decisão por Dias, o  Ministério do Planejamento passou a ser a pasta mais ajustada para a política do MDB, que resistiu o convite avaliando que a pasta tinha “pouca ação política”.

No entanto, com a transferência do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) para o Planejamento, definida hoje, o ministério se tornou mais atrativo para Tebet.

Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que chegaram a fazer parte das discussões, seguem sob o guarda-chuva do Ministério da Fazenda, que será chefiado por Fernando Haddad.

Candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet protagonizou o segundo turno da eleição presidencial como uma grande aliada da campanha petista. 

No governo, ela representará a cota institucional do MDB, estabelecendo uma costura para consolidar aliança em 2026.

Comentários