PROVA DE VIDA INSS 2023

COMO SERÁ A PROVA DE VIDA EM 2023? Saiba o que muda e COMO FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS

Portaria publicada na terça-feira (24), detalhou como será a prova de vida em 2023; veja detalhes

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 26/01/2023 às 10:11
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
COMO SERÁ A PROVA DE VIDA EM 2023? Veja o que mudou e saiba COMO FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

Na última terça-feira (24), foi assinada uma portaria onde regulamenta os novos procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relacionados à prova de vida dos segurados em 2023. 

Desde o dia 1º de janeiro de 2023, cabe ao órgão federal identificar se o segurado está vivo.

COMO SERÁ A PROVA DE VIDA EM 2023?

Em 2023, o INSS vai ter 10 meses, a partir da data de aniversário do segurado, para comprovar que o mesmo está vivo.

Caso não seja possível para o INSS realizar a identificação, será dado ao titular mais dois meses para provar que está vivo.

Para estes casos, o beneficiário receberá notificação pelo aplicativo Meu INSS, por telefone pela Central 135 e pelos bancos para se identificar e informar o governo.

Entenda como será a prova de vida em 2023:

  • A partir de 2023, o INSS passou a ser responsável por comprovar se a pessoa está viva ou não. Para isso, será utilizado um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados;
  • O INSS utilizará diversos dados para cruzar as informações, como: acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tenham certificação e controle de acesso, tanto no Brasil quanto no exterior;
  • Vacinação; votação nas eleições; cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente;
  • Atendimento presencial nas Agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras; de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde ou na rede conveniada.

COMO FAZER PROVA DE VIDA 2023?

Mesmo não sendo mais obrigatório para o beneficiário, caso queira, a prova de vida pode continuar a ser feita pelo segurado. Bastando ele seguir os procedimentos tradicionais, indo a uma agência bancária ou fazendo a atualização pelo aplicativo Meu INSS.

Em 2023, o INSS deverá comprovar a situação de cerca de 17 milhões de benefícios, entre aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.

PROVA DE VIDA INSS 2023 CALENDÁRIO

O calendário da prova de vida INSS 2023 continuará sendo o mesmo. O INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa a contar do mês de aniversário do segurado.

Se não for possível, o segurado ainda terá mais dois meses para comprovar que segue vivo.

COMO FAZER A PROVA DE VIDA PELO CELULAR?

Basta acessar o aplicativo Meu INSS (disponível gratuitamente para Android ou IOS), ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

VEJA A TABELA INSS 2023
DIVULGAÇÃO
INSS CALENDÁRIO DE 2023 DE PAGAMENTOS DO INSS - DIVULGAÇÃO

TABELA DO INSS 2023 ATUALIZADA: Confira valores do NOVO TETO

Comentários