TRAGÉDIA YANOMAMI

YANOMAMI O QUE ACONTECEU? Entenda resumo da tragédia que acomete indígenas Yanomami no Brasil

Milhares de indígenas Yanomamis contraíram malária; centenas de crianças morreram nos últimos quatro anos; Garimpo ilegal é apontado como principal causador da tragédia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 01/02/2023 às 9:49 | Atualizado em 01/02/2023 às 10:21
Reprodução/TV Globo
Crianças Yanomami se abraçam enquanto são resgatados de aldeia invadida por garimpeiros - FOTO: Reprodução/TV Globo

Moradores de centenas de aldeias na Floresta Amazônica, no norte do Brasil, os indígenas Yanomami se tornaram vítimas da maior crise humanitária do país neste século. As terras onde vivem foram invadidas por garimpeiros que levaram fome, violência, doenças e até a morte para adultos e crianças.

Os dados oficiais mostram que, entre 2019 e 2022, 570 crianças Yanomami morreram - muitas delas vítimas da fome. Além disso, mais de 70% dos cerca de 30 mil indígenas contraiu malária em 2022. 

O que causou essa tragédia? Por que o governo federal não fez nada para evitar tantas mortes? Vamos responder algumas dessas perguntas:

QUEM SÃO OS YANOMAMI E ONDE ELES MORAM?

A reserva Yanomami é um território que foi demarcado pelo governo federal em 1992 e fica localizada entre os estados de Roraima e Amazônia e a Venezuela.

Do lado brasileiro, são 9,6 milhões de hectares espalhados entre os estados de Roraima e do Amazonas.

O ponto mais crítico, no momento, fica no oeste do estado de Roraima, conforme mostra o mapa a seguir:

.

Reprodução/TV Globo/Google
Onde fica os Yanomami? Veja mapa - Reprodução/TV Globo/Google

YANOMAMI NÃO SÃO DA VENEZUELA

Fake news divulgada por apoiadores do garimpo e bolsonaristas afirmam enganosamente que os indígenas Yanomami são da Venezuela e atravessaram a fronteira para dizer que passam fome no Brasil. São mensagens mentirosas.

As famílias Yanomami estão no censo brasileiro e acompanhados há anos pelo próprio governo federal. Enquanto era deputado, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, chegou a propor que a terra (que está no Brasil) tivesse a demarcação revogada.

Além disso, como disse a repórter da Globo Sônia Bridi, que esteve na reserva Yanomami, a região é montanhosa e de clima extremamente instável, tornando impossível que pessoas subnutridas caminhem centenas de quilômetros de um país para outro.

O que aconteceu com os Yanomami? Por que as crianças estão morrendo?

Os Yanomami vivem da agricultura e da pesca na floresta. Nos últimos anos, segundo o Ministério Público Federal, cerca de 20 mil homens invadiram as terras indígenas a serviço do garimpo ilegal.

O garimpo causou, entre outros problemas, a contaminação do solo, deixando a terra improdutiva para a agricultura, e dos rios que mata os peixes. Os animais (que serviam de caça) também fugiram das redondezas.

DIVULGAÇÃO
Terras indígenas vêm sofrendo com exploração do garimpo ilegal e do tráfico de madeira, drogas e armas - DIVULGAÇÃO

Especialistas alertam que o homem branco levou a malária para dentro da floresta, o que causou uma epidemia entre os Yanomami. 

Além disso, as pesadas máquinas usadas na exploração de minérios devastam os rios, que ficam sem qualquer chance de gerar vida.

CONDISI-YY
Crianças Yanomami em situação de desnutrição: inaceitável - CONDISI-YY

A atividade do garimpo também provoca problemas de saúde na vida dos Yanomami. Entre as doenças, infecções por mercúrio, graves quadros de diarreia, pneumonia, e a queda de cabelo das crianças. Até a amamentação dos bebês é arriscada, já que a infecção passa de mãe para filho pelo leite materno.

A atividade do garimpo causa diversos problemas como:

  • Contaminação do solo e dos rios (impedindo a agricultura e a pesca, fundamentais para a alimentação dos indígenas);
  • Contaminação das pessoas por mercúrio (gerando diversas doenças);
  • As máquinas pesadas revolvem o fundo do rio e poluem o meio ambiente;
  • Há relatos de estupros cometidos contra crianças e mulheres;
  • Há relatos de indígenas sendo obrigados a trabalhar para os garimpeiros sem remuneração;
  • A aproximação do povo branco leva doenças, como a malária, para dentro da Floresta.

YANOMAMI: COMO CHEGOU A ESSA SITUAÇÃO? O que o governo fez e deixou de fazer?

Órgãos de defesa dos indígenas fizeram inúmeras denúncias contra o garimpo ilegal para o governo federal, enquanto Jair Bolsonaro era presidente, mas reclamam que o governo foi omisso e defendeu os invasores.

O ex-presidente Bolsonaro se mostrou simpático ao garimpo, chegando até a fazer uma visita a um local de exploração. Em Roraima, nas eleições 2022, garimpeiros fizeram campanha pró-Bolsonaro.

Enquanto presidente, Bolsonaro deu pelo menos duas lavras para exploração de garimpo, por meio da Agência Nacional de Mineração para pessoas ligadas ao garimpo ilegal de minério, segundo apurou a Folha de São Paulo

Reportagem de Sônia Bridi e Paulo Zero, no Fantástico, da TV Globo, mostrou que, em dezembro de 2022, a área atingida pelo garimpo ilegal chegava a 5 mil hectares. É um aumento de 300% em relação ao final de 2018, antes de Bolsonaro assumir a Presidência.

“Durante esses quatro anos, piorou muito as situações graves. Chegou malária, desnutrição do povo Yanomami. E, desde então, o pessoal não recebeu nenhuma ajuda”, disse, em entrevista ao Fantástico, o líder indígena Junior Hekurari.

Mudança no governo Lula

IGOR EVANGELISTA/MS
Equipe do Ministério da Saúde em atendimento no primeiro dia (23 de janeiro) da Força Nacional do SUS na comunidade Yanomami, em Boa Vista - IGOR EVANGELISTA/MS

Ao assumir a Presidência e tomar conhecimento das graves denúncias, Lula visitou Roraima para se encontrar com os Yanomami. O presidente decretou estado de emergência e enviou profissionais de saúde para atender os indígenas.

De acordo com o governo, mais de mil indígenas foram resgatados com graves problemas de saúde.

"O cenário que encontramos é de guerra. Hoje nós estamos implantando um hospital de campanha aqui em Boa Vista para resolvermos o problema de assistência dos indígenas que estão alojados na Casa de Apoio e também dando assistência aos indígenas que estão chegando", disse o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba.

Cestas básicas também estão sendo entregues às famílias que permanecem nas aldeias, enquanto os garimpeiros permanecem trabalhando no local e intimidando indígenas e servidores públicos.

Operações da Polícia Federal e do Ibama estão tentando desarticular os garimpeiros, destruindo, inclusive, aeronaves e máquinas usadas pelos criminosos.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o governo deve fazer uma megaoperação para combater o garimpo ilegal.

Nessa segunda-feira (30), o presidente Lula determinou que o tráfego aéreo e fluvial seja cortado na região para dificultar a circulação dos garimpeiros.

"As iniciativas visam combater, o mais rápido possível, o garimpo ilegal e outras atividades criminosas na região impedindo o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos", disse Lula em nota enviada à imprensa.

"Vamos atuar firmemente e o mais rápido possível na assistência de saúde e alimentação ao povo Yanomami e no combate ao garimpo ilegal", acrescentou o presidente nas redes sociais.

Reprodução/Globo
Famílias Yanomami são resgatadas com graves problemas de saúde - FOTO:Reprodução/Globo
Reprodução/Globo
Exploração de garimpo ilegal levou fome e desnutrição a crianças Yanomami - FOTO:Reprodução/Globo
DIVULGAÇÃO
Terras indígenas vêm sofrendo com exploração do garimpo ilegal e do tráfico de madeira, drogas e armas - FOTO:DIVULGAÇÃO
CONDISI-YY
Crianças Yanomami em situação de desnutrição: inaceitável - FOTO:CONDISI-YY
IGOR EVANGELISTA/MS
Ministério declarou emergência em saúde em território Yanomami - FOTO:IGOR EVANGELISTA/MS
Reprodução/TV Globo/Google
Onde fica os Yanomami? Veja mapa - FOTO:Reprodução/TV Globo/Google