eleição

QUEM É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL? Veja quem ganhou a PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A reeleição de Arthur Lira na Câmara dos Deputados é tida como certa. O alagoano tem ampla vantagem na Casa.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 01/02/2023 às 18:24 | Atualizado em 01/02/2023 às 19:45
Notícia
Marcello Casal Jr./ABr
Câmara dos Deputados - FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A primeira sessão dos parlamentares eleitos no último pleito tem, além da posse oficial dos 513 deputados, a decisão do resultado da presidência da câmara dos deputados, em Brasília.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Casa, com 464 votos e terá mais 2 anos de mandato.

A liderança do centrão que esteve à frente do Orçamento Secreto nos últimos anos teve duas candidaturas pouco competitivas, que marcaram apenas posição. São os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), obtendo 21 votos e a de Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 18 parlamentares.

ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O PT, do presidente Lula, apoia a reeleição de Lira à frente da Casa. A votação é eletrônica, em cabines, no prédio do Congresso Federal.

Deputados em Brasília contabilizam mais de 400 votos a favor do alagoano, que para ser eleito no primeiro turno, é necessário que o candidato tenha pelo menos 257 votos, dos 513 deputados.

REELEIÇÃO DE ARTHUR LIRA

A confirmação de Lira traz a capacidade articulação do candidato frente aos demais parlamentares.

O PT confirmou o apoio à reeleição durante ao governo da transição para que o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) em que abriu espaço fiscal acima do Teto de Gastos, garantindo assim o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família.

Lira é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e recusou a análise de mais de 100 pedidos de impeachment - assim como o antigo presidente da Casa, Rodrigo Maia - contra o então presidente.

Comentários