PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PODE SER APROVADO EM FEVEREIRO; Confira as últimas notícias do piso da enfermagem

Pl 2564/20 últimas noticias de hoje

Bianca Tavares
Bianca Tavares
Publicado em 15/02/2023 às 14:46 | Atualizado em 15/02/2023 às 14:53
Notícia
Reprodução/Câmara Legislativa DF
Frente parlamentar do piso salarial enfermagem - FOTO: Reprodução/Câmara Legislativa DF

A classe de enfermeiros realizou ontem (14) uma mobilização nacional para reivindicar a aprovação urgente do piso salarial da enfermagem.

O ministério da Saúde, comandado pela ministra Nísia Trindade, se reuniu com entidades para discutir propostas que acelerem o processo da Medida Provisória do piso da enfermagem.

PARALISAÇÃO NACIONAL DA ENFERMAGEM: ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Fórum Nacional da Enfermagem decretou a mobilização nacional dos enfermeiros para reivindicar a viabilização do piso salarial da enfermagem.

Na reunião, o Fórum deu o prazo para que a situação esteja resolvida até o final de fevereiro.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM SERÁ PAGO QUANDO?

Segundo a ministra, houve a criação do grupo interministerial que junta o Ministério da Saúde, Planejamento, Economia, Casa Civil, Relações Institucionais e a Advocacia-Geral da União (AGU) para defender o pagamento do piso da enfermagem nos contracheques dos trabalhadores.

O valor seria custeado pelo Fundo da Enfermagem (FUNDEF).

.

“Ficamos felizes ao ver profissionais de Enfermagem em posições de destaque, especialmente na coordenação de um departamento de tamanha importância. Com este encontro, queremos somar esforços entre Cofen e DEGERTS para ampliar o diálogo com o Ministério da Saúde, tratar de temas pertinentes à categoria e estabelecer um trabalho em conjunto que beneficie não apenas a Enfermagem, mas toda a saúde do nosso país”
Presidente do Cofen, Betânia Santos.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem

QUEM VETOU O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira foi sancionado pela lei Lei 14.434/2022.

No entanto, já no mês seguinte, em setembro de 2022, o piso salarial da enfermagem foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a justificativa de ser "inconstitucional" e sem demonstração dao impacto da utilização dos recursos financeiros pela rede privada e pública.

 

Comentários