POLÍTICA BRASILEIRA

LULA está PROIBIDO de deixar o país? Entenda a fake news que diz que o presidente estaria sem passaporte

Informações falsas circulam na internet especulando que o atual presidente teria perdido o direito de sair do país

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 24/02/2023 às 8:26 | Atualizado em 24/02/2023 às 8:29
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Lula teve alta na manhã desta segunda-feira (21) - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma informação falsa a respeito do presidente Lula (PT) tem ganhado fama nas redes nos últimos dias. O boato começou após grupos de opositores do petista espalharem vídeos antigos com informações que afirmam o confisco do passaporte do presidente.

Nas imagens, a deputada federal Bia Kicis aparece confirmando que um juiz teria determinado o confisco do passaporte de Lula.

O vídeo circula junto com mensagens e legendas que apontam que a situação teria acontecido recentemente, em fevereiro de 2023.

Abaixo, veja exemplo das mensagens falsas que circulam a respeito da situação:

"Lula sem passaporte e proibido de deixar o país. lula sem passaporte ladrão proibido de deixar o país 21/02/23. #LULADRAO NA CADEIA #PRISAOdoJuizLadraoDOSTF LULA PROIBIDO DE DEIXAR O PAÍS JUIZ DO DF DETERMINA APREENSÃO DE SEU PASSAPORTE"

LULA TEVE PASSAPORTE CONFISCADO E ESTÁ PROIBIDO DE DEIXAR O PAÍS EM 2023?

A decisão de apreensão do passaporte de Lula ocorreu em 25 de janeiro de 2018, feita pelo juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal do DF.

No mesmo dia da sanção, a deputada federal Bia Kicis publicou nas suas redes sociais o vídeo sobre o assunto, que agora é compartilhado por opositores do presidente, alegando que a informação se trata de um fato recente. 

Na época, o confisco do passaporte durou por uma semana.  O juiz Bruno Apolinário do TRF-1 decidiu que o passaporte deveria ser devolvido ao ex-presidente no dia 2 de fevereiro de 2018. Ou seja: a decisão foi revertida dias depois da gravação do vídeo.

Por isso, além do vídeo com a informação ser uma publicação antiga e com informações desatualizadas, que não condizem com a atual realidade, não existe qualquer confirmação em fontes confiáveis que indiquem um possível confisco do passaporte de Lula em 2023.

Assim, é falsa a informação que aponta Lula teve o passaporte apreendido após a decisão de um juiz em 2023. 

O vídeo que circula é de 2018 e não existe qualquer decisão na Justiça que aponte para o confisco no momento.

Fonte: Boatos.org

Comentários