Submarino Titan

Confira vídeo de como foi a implosão do Submarino Titan

Segundo os especialistas, o Submarino Titan implodiu ao descer no fundo do mar

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 23/06/2023 às 10:09
Notícia
Reprodução/OceanGate
Autoridades afirmaram que o Submarino Titan sofreu uma implosão - FOTO: Reprodução/OceanGate

Partes do Submarino Titan foram encontrados nessa quinta-feira (22) no fundo do mar. Os destroços foram encontrados a cerca de 500 metros do famoso navio Titanic. A cápsula perdeu contato desde a manhã do último domingo.

CONFIRA A ÚLTIMA NOTÍCIAS DO SUBMARINO TITAN

Uma sonda, lançada por um navio de pesquisa canadense, detectou uma área de destroços que pertencem ao Titan. Uma equipe de especialistas da Guarda Costeira Americana analisou as informações e os destroços e confirmaram que pertence ao submarino. A morte dos cinco passageiros foi confirmada pelas autoridades americanas e também pela empresa OceanGate

SAIBA QUEM SÃO AS VÍTIMAS DO SUBMARINO TITAN

As vítimas do acidente do Submarino Titan são:

  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
  • Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
  • Hamish Harding, um bilionário empresário e explorador britânico;
  • Paul-Henry Nargeolet, também estaria no submarino, segundo o "The Guardian" e a BBC;
  • Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.

VEJA O VÍDEO DE COMO FOI IMPLOSÃO

OS DESTROÇOS DO SUBMARINO TITAN

Em uma entrevista concedida à BBC, Deivid Merns, um especialista em mergulho e amigo de dois dos quatro tripulantes do Submarino, revelou que uma estrutura de pouso e uma escotilha foram identificadas entre os destroços encontrados por uma sonda na tarde de quinta-feira (22) e confirmou que pertencem ao Titan

TRÊS CENÁRIOS PARA O DESAPARECIMENTO DO SUBMARINO

CENÁRIO 1: SUBMERSÃO DEVIDO A FALHAS NA COMUNICAÇÃO E ATIVAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

Nessa possibilidade, a mais otimista entre as consideradas até agora, o submarino teria experimentado uma falha grave em seu sistema de comunicação e, como medida de segurança, teria emergido e retornado à superfície.

No entanto, as buscas realizadas pelas equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá até o momento não encontraram nenhum vestígio do submarino. Essa hipótese, embora ofereça algum alívio, também gera preocupação, pois a escotilha do submarino só pode ser aberta externamente. Se o resgate não for realizado a tempo, os tripulantes correm o risco de morrer por asfixia devido à falta de oxigênio.

CENÁRIO 2: DANOS NO CASCO E IMPLOSÃO DEVASTADORA

A segunda possibilidade, mais sombria, sugere que o casco do submarino tenha sofrido danos significativos, afetando a pressão interna da embarcação, que estava mergulhada a uma profundidade de cerca de 4.000 metros. Isso poderia ter causado uma implosão, na qual o submarino colapsa sobre si mesmo.

Diferentemente de uma explosão, em que a pressão interna é liberada para o exterior, uma implosão ocorre quando uma pressão externa invade um corpo com pressão interna diferente, resultando em seu colapso.

Nesse cenário trágico, infelizmente, todos os ocupantes do Submarino Titan teriam perdido a vida.

CENÁRIO 3: NAUFRÁGIO E PRESO NO FUNDO DO MAR

A terceira possibilidade sugere que o submarino tenha afundado e esteja encalhado no fundo do mar devido a circunstâncias desconhecidas, internas ou externas, impedindo-o de retornar à superfície.

Embora essa possibilidade ofereça uma pequena esperança de resgate com vida, é extremamente complexo resgatar uma embarcação que se encontra a uma profundidade de 4.000 metros. Poucas embarcações possuem a capacidade de alcançar tal profundidade e resgatar o submarino antes que ocorra a falta de oxigênio estimada para as 9h desta quinta-feira. Essa situação mantém os familiares e as equipes de resgate em um estado de tensão constante.

SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

ENTENDA O DESAPARECIMENTO DO SUBMARINO TITAN

A embarcação submersível desapareceu no domingo passado (18) enquanto seguia em direção aos destroços do lendário navio Titanic.

Cinco pessoas estavam a bordo do Submarino Titan quando perdeu contato com as equipes em terra, aproximadamente uma hora e quarenta e cinco minutos após submergir.

De acordo com imagens de um vídeo divulgado no ano passado, o submarino era controlado por meio de um sistema de videogame avaliado em 42 euros (cerca de R$ 219).

 

SAIBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO TITAN

SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP
Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - FOTO:SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP