IBC-Br

Banco Central divulga prévia do PIB, índice tem alta acima de expectativas; veja números

Prévia do PIB divulgada nesta terça (19) tem alta acima de expectativas, dados apresentados pelo Banco Central podem dar passe livre para queda no juros básico

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 19/09/2023 às 15:00
X

 Nesta terça-feira (19), o Banco Central (BC) divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que desempenha o papel de uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para o período em questão. Os números revelam que a taxa de crescimento em relação ao mês de julho superou as expectativas.

Prévia do PIB de julho registra aumento maior do que o esperado

A divulgação do IBC-Br referente ao mês de julho apontou um aumento de 0,44% em comparação com junho. O índice, considerado uma prévia do PIB, já havia registrado um avanço de 0,63% no sexto mês de 2023. Esse cenário sinaliza um movimento de crescimento na economia brasileira.

Os especialistas haviam previsto um crescimento de 0,3% em comparação com o IBC-Br de julho em relação a junho. Com alta acima desses números, o acumulado do índice nos primeiros sete meses de 2023 indica uma elevação de 3,21%. No que diz respeito aos últimos 12 meses, o aumento no índice foi de 3,12%.

O propósito do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) é servir como uma espécie de "prévia" do PIB do país para o ano em curso. Dado que o PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo de um determinado período, o índice desempenha um papel importante na determinação da taxa básica de juros, a Selic.

Diante deste crescimento acima das projeções médias, torna-se ainda mais provável que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza a taxa de juros em 0,5%, como é a principal expectativa dos especialistas na área.

Taxa Selic foi reduzida em 0,5% em agosto

Tags

Autor