stf

Ministro do STF indicado por Bolsonaro é esperança de Lula em ação sobre FGTS

Lula aposta em ministro indicado por Bolsonaro para conseguir o que deseja em julgamento sobre o FGTS, entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 09/10/2023 às 9:28
X

 O julgamento sobre a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será retomado na próxima semana. A partir dessa volta, o presidente Lula (PT) acaba por apostar em um indicado do ex-presidente Bolsonaro dentro do Supremo Tribunal Federal (STF). Entenda a situação. 

Ministro indicado por Bolsonaro é esperança de Lula em julgamento do STF sobre FGTS

A esperança de Lula em Kassio Nunes ocorre após o ministro Luís Roberto Barroso votar em abril para que a correção dos rendimentos do FGTS seja de, no mínimo, igual ao índice atual da poupança. Esse posicionamento do presidente do STF também foi apoiado pelo segundo indicado de Bolsonaro, o ministro André Mendonça.

Segundo a coluna de Guilherme Amado no Metrópoles, como Kassio Nunes que adiou o julgamento ao pedir vista no relatório, a esperança do governo Lula é que Nunes Marques abra uma divergência no julgamento para argumentar que a ação é improcedente. 

O principal motivo para que Lula espere uma divergência de Kassio Nunes é o gasto financeiro que a indicação de Barroso traria para União. A estimativa da Advocacia-Geral da União (AGU) é de que as mudanças propostas no relatório do presidente do STF teria um impacto de R$ 295,9 bilhões, o que causaria um forte rombo nas contas públicas. 

Amado também relatou que, por conta desse tema, a AGU procurou todos os ministros do STF para discutir a postura sobre esse caso. Provavelmente essa expectativa foi alimentada pelas conversas com os magistrados. 

LUCRO DO FGTS: dinheiro em caixa terminou de ser pago

Tags

Autor