ao vivo

Veja ao vivo o julgamento de Bolsonaro no TSE nesta terça (10); assista ao vivo

Veja ao vivo julgamento de Bolsonaro no TSE e entenda acusação contra Jair Bolsonaro e seu candidato a vice, general Braga Netto.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 10/10/2023 às 14:31
X

Nesta terça-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu ex-candidato a vice, o general Braga Netto (PL), enfrentam o início de seu julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE está examinando se Bolsonaro e o general Braga Netto (PL) cometeram abusos de poder político e se envolveram em atividades proibidas para agentes públicos durante o período eleitoral de 2022. Importante destacar que Bolsonaro já havia sido condenado por abuso de poder em junho, o que o tornou inelegível. Veja  ao vivo o julgamento de Bolsonaro no TSE.

Assista AO VIVO o JULGAMENTO DE BOLSONARO NO TSE

Assista ao vivo nesta terça-feira (10), o julgamento do TSE contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-candidato a vice, general Braga Netto. A audiência começa às 19h. 

Bolsonaro é julgado no TSE nesta terça (10); entenda

No total, Bolsonaro e Braga Netto enfrentam acusações em três ações separadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que passarão por julgamento conjunto. Caso os magistrados os considerem culpados, ambos poderão ser declarados inelegíveis por um período de oito anos.

Como Bolsonaro já está inelegível nesta mesma quantidade de tempo e esse é o limite permitido, uma condenação só reforçaria a culpa do ex-presidente, mas não traria grandes mudanças na condenação. Bolsonaro ficará impedido de concorrer eleições até 2030 da mesma maneira. 

Essas acusações foram apresentadas pelo PDT e pela coligação que apoiou o presidente Lula (PT) nas eleições de 2022. A alegação desses grupos é que houve irregularidades no uso das instalações do Governo Federal para fins de campanha eleitoral.

Como exemplos disso, mencionam as coletivas de imprensa realizadas no Palácio da Alvorada, nas quais governadores declararam apoio a Bolsonaro, bem como as transmissões ao vivo feitas nas redes sociais nos Palácios do Planalto e da Alvorada.

Os políticos estão sendo acusados dos crimes de abuso de poder político, desvio de finalidade e conduta proibida a agentes públicos durante as eleições.

Caso todas as etapas do julgamento não sejam concluídas hoje, o TSE também reservou a próxima terça-feira, dia 17, para finalizar a sessão.

O parecer do Ministério Público defende que os pedidos deveriam ser rejeitados, argumentando que as situações apontadas não tiveram um "impacto substancial" na legitimidade das eleições para serem consideradas crimes. Com um cenário mais tranquilo, a previsão é que, caso Bolsonaro seja condenado, a pena seja apenas de multa. 

Tags

Autor