tse

Novo julgamento do TSE contra Bolsonaro e Braga Netto inicia nesta terça (24); veja ao vivo

Bolsonaro e Braga Netto começam a ser julgados nesta terça (24) pelo TSE, acusações são de abuso de poder político e econômico para ganhar vantagens nas eleições 2022. Ministério Público Eleitoral sugeriu inelegibilidade de Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 24/10/2023 às 7:53
X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu candidato a vice, general Braga Netto (PL), vão novamente a julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (24). O motivo da sessão também está vinculada com acusações contra a chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. 

A denúncia contra a chapa de Bolsonaro foi enviado tanto pelo PDT quanto pela candidata à presidência e senadora Soraya Thronicke. Na época, Thronicke estava no União Brasil, mas agora é filiada pelo Podemos. 

A acusação é de que Bolsonaro e Braga Netto abusaram do poder político e econômico ao usar as comemorações oficiais do Bicentenário da Independência para aumentar a vantagem na disputa eleitoral. É relatado que Bolsonaro usou discursos, fotos com eleitores e divulgação de propaganda eleitoral durante um evento nacional público. 

Segundo a defesa de Bolsonaro, existe irregularidades nos apontamentos. Com isso, o advogado do ex-presidente pede o arquivamento do processo no TSE. Também é afirmado que Jair Bolsonaro compareceu ao evento em questão como presidente da República e que não teve comportamentos eleitorais. 

Apesar de ter pedido o arquivamento do segundo processo contra Bolsonaro no TSE, neste caso o Ministério Público Eleitoral indicou em seu parecer ser favorável a inelegibilidade do ex-presidente e absolvição de Braga Netto

Caso seja julgado de maneira semelhante no TSE, essa será a segunda inelegibilidade de Bolsonaro em menos de um ano. Como o tempo máximo para essa punição é de 8 anos, então a ação não trará grandes mudanças na situação do ex-presidente. 

Assista ao vivo o 3º julgamento de Bolsonaro no TSE

Tags

Autor