Em 9 meses de gestão, o presidente Lula (PT) já realizou pelo menos 15 viagens internacionais, com idas em 19 países e um acúmulo de dois meses fora do Brasil. Com base nisso, a Paraná Pesquisas conduziu um levantamento sobre a opinião dos brasileiros sobre as viagens internacionais de Lula.
Os resultados da pesquisa estimulada apontam que o número de brasileiros que desaprovam as viagens internacionais do presidente Lula é maior do que aqueles que as veem de maneira positiva.
No total, 50,4% dos entrevistados manifestaram sua desaprovação no volume intenso de viagens ao exterior de Lula. O índice daqueles que apoiam é de 44,1%, formando uma diferença de 6,3 pontos. O número daqueles que não souberam ou não quiseram opinar foi de 5,5%.
A pesquisa foi realizada durante o intervalo de tempo que Lula está incapacitado de fazer viagens internacionais, já que no fim de setembro o presidente precisou realizar uma cirurgia no quadril. A estimativa dos médicos é que Luiz Inácio fique ao menos três semanas após a alta sem comparecer em eventos públicos presencialmente.
LULA diz que 'é urgente um cessar-fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas'
Sobre o levantamento da Paraná Pesquisas
O levantamento entrevistou 2020 eleitores em todos os estados brasileiros entre os dias 29 de setembro de 03 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.