Gosta de inovação? A cultura de inovação corporativa está em alta e com ela vem o interesse da busca pelo novo.
.
Mas para entrar de cabeça no que há de mais moderno no mercado, é importante conhecer os termos, expressões e ferramentas que existem nesse meio revolucionário.
Empresários e empreendedores que buscam conhecer novos meios, novas tecnologias e novos empreendimentos precisam se manter atualizados. Por isso, separamos alguns dos termos mais usados no ecossistema de inovação.
Dicionário
Veja o glossário sobre os termos mais usados entre empresas e startups que estão inseridas no universo da inovação:
Ecossistema de inovação
O Vale do Silício, nos Estados Unidos, é um bom exemplo de Ecossistema de inovação. Onde, empresas, universidades e até mesmo do governo se unem para criar um ambiente colaborativo.
Incubadoras
São programas, muitas vezes sem fins lucrativos, que têm o objetivo de ajudar startups a darem seus primeiros passos, recebendo investimentos, treinamentos, mentorias e até mesmo possíveis parcerias.
Normalmente, as startups escolhidas para participarem desses programas têm soluções para problemas regionais ou governamentais.
Agile
Metodologias ágeis, ou agile, são uma forma alternativa à gestão de projetos tradicional. O foco é priorizar os indivíduos e interações mais do que os processos e ferramentas.
O termo também é usado para focar em entregas mais do que em documentação, colaborar com o cliente e responder a mudanças de forma rápida.
Agile foi pensada para o desenvolvimento de software, mas podem ser adaptadas de diversas formas para outros tipos de projeto e costumam aparecer com frequência na organização das startups.
Aporte
O termo é usado para se referir a um investimento feito em determinada empresa ou startup.
C-level
São as pessoas que atuam como líderes nas áreas do negócio. O 'C' vem de chiefs (termo inglês para chefes). Os executivos C-level são responsáveis por tomar decisões de alto impacto.
O C-level mais comum é o 'CEO': Chief Executive Officer, o mais sênior do negócio e costuma ser o principal rosto da empresa para o mercado;
Crowdfunding
Pensando em levantar recursos com investidores e pessoas físicas para financiar empresas ou projetos, o Crowdfunding é uma espécie de financiamento coletivo.
Crowdsourcing
Com o foco no grupo, o processo tenta reunir as pessoas para criar ideias, chegar a soluções e agregar seus conhecimentos focando em um objetivo ou na resolução de algum problema da empresa.
Unicórnio
Sempre avaliadas em US$ 1 bilhão, essa expressão é uma brincadeira com a ideia de que uma startup tão valiosa assim seria tão rara e mágica quanto um 'Unicórnio'.
No mundo, existem cerca de 450 empresas consideradas unicórnios.
Validação
Para concluir o negócio, tudo tem que ser aceitou ou validado no fim e isso acontece quando o público-alvo mostra que têm interesse na solução e que ela realmente resolve um problema .
A validação ajuda o empreendedor a descobrir se o negócio é viável. Além de permitir tornar o produto ou serviço mais interessante a seus possíveis clientes.
Comentários