Nasa

ARTEMIS I: nave Orion retorna à Terra após missão lunar

A cápsula reentrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 40.000 km/h

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 11/12/2022 às 16:10 | Atualizado em 11/12/2022 às 16:13
Notícia
RED HUBER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Artemis 1 - FOTO: RED HUBER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Leitura:

Da AFP

A cápsula espacial Orion da Nasa caiu com segurança no Pacífico neste domingo (11), concluindo a missão Artemis 1, que, em pouco mais de 25 dias, circulou a Lua com o objetivo de levar os humanos de volta à superfície do satélite da Terra.

.

A cápsula, que não tinha um astronauta a bordo para esse voo de teste, reentrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 40.000 km/h e foi desacelerada em sua descida por uma série de paraquedas, segundo imagens da Nasa.

.

Divulgação/JOSE ROMERO / NASA TV / AFP
Nave Orion retorna à Terra após missão lunar (Nasa) - Divulgação/JOSE ROMERO / NASA TV / AFP

A nave deve ser resgatada e transferida para um navio da Marinha dos Estados Unidos em frente à ilha mexicana de Guadalupe.

Jornada

O sucesso desta missão, que durará pouco mais de 25 dias no total, é crucial para a Nasa, que investiu dezenas de bilhões de dólares no programa Artemis de retorno à Lua, que visa preparar uma futura viagem a Marte.

.

Divulgação/JOSE ROMERO / NASA TV / AFP
Nave Orion retorna à Terra após missão lunar (Nasa) - Divulgação/JOSE ROMERO / NASA TV / AFP

O primeiro voo de teste desta espaçonave, sem astronautas a bordo, tem sido um sucesso. Mas o verdadeiro desafio para a Nasa era os minutos finais, quando a missão tinha que cumprir seu principal objetivo: testar o escudo térmico da Orion, o maior já construído (5 m de diâmetro).

Resgate

Um navio da Marinha americana, o USS Portland, posicionou-se no Pacífico para recuperar a cápsula Orion, em um movimento que a Nasa ensaia há anos. Helicópteros e botes infláveis também serão utilizados.

.

Divulgação/Jose ROMERO / NASA TV / AFP
ARTEMIS I, cápsula da NASA - Divulgação/Jose ROMERO / NASA TV / AFP

A Nasa deixará Orion flutuar por duas horas, muito mais tempo do que deixaria se estivesse com astronautas a bordo, para coletar dados.

Comentários