Ao abrir um aplicativo e buscar por um produto ou serviço, o usuário encontra em qualquer lugar o comércio desejado, mas pode acabar perdendo a qualidade das lojas locais. Pensando nisso, o desenvolvedor de aplicativos, Cledjone Pires, de 42 anos, criou plataformas de divulgação para comércios no bairro de San Martin e Mustardinha.
Formado como analista de sistemas, na Unibratec, Pires seguiu a ideia da irmã, com uma loja de roupas infantis no coração de San Martin, que consistia em auxiliar outros comércios e serviços do bairro, uma vez que muitos faziam compras longe de casa, sem perceber que ao redor é possível encontrar estabelecimentos de qualidade.
Em entrevista com o Cledjone Pires, o desenvolvedor revelou com detalhes a ideia que o motivou.
Assim, lançados desde 2019, o desenvolvedor criou sozinho o SanMartin App e o Mustardinha App, ressaltando os comércios locais para todos os moradores da zona oeste de Recife.
O aplicativo voltado para San Martin tem um design fácil e intuitivo para o usuário, o que facilita encontrar os comércios do bairro.
Dividido por diversas categorias, o app funciona a partir da escolha do usuário, que pode ser desde comércios de automotivos, bicicletas, barbearia, salões de beleza, academia, restaurantes e entre outras possibilidades.
Ao tocar na categoria desejada, o aplicativo mostrará uma diversidade de comércios catalogados com localização, detalhes sobre o negócio e informações de contatos.
Além disso, no menu das plataformas, é possível conhecer a história do bairro e, até mesmo, a explicação do contexto de crescimento da região com relatos dos próprios moradores.
É importante destacar que para utilizar os aplicativos não é necessário morar ou estar presente no respectivo bairro.
Disponíveis apenas para a versão Android, os aplicativos ganharam números expressivos em downloads e destaques especiais nas redes sociais, como o Instagram, em que o Cledjone utiliza para divulgar os comércios dentro da plataforma desenvolvida.
Atualmente, o SanMartin App tem mais de 1 mil downloads no Google Play Store e 15 mil seguidores no Instagram, enquanto o Mustardinha App tem mais de 100 downloads na loja para Android e 12 mil seguidores na rede social. Ambas as páginas no Instagram são destinadas à divulgação do comércio com informações para contato.
De acordo com o próprio desenvolvedor, no começo de 2023, o plano é lançar um aplicativo que também contemple os moradores de Jardim São Paulo, bairro da zona oeste de Recife.
Segundo Pires, o aplicativo também seguirá o modelo das outras plataformas e proporcionará as funcionalidades para os moradores do bairro ou usuários que desejam comprar em um dos comércios de Jardim São Paulo.
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.