TOI 700 e

NASA descobre novo planeta em zona habitável

Este é o segundo mundo com tamanho semelhante ao da Terra do sistema planetário, segundo a Nasa

Nathália Macêdo
Publicado em 16/01/2023 às 17:04
Olivier DOULIERY / AFP
Bill Nelson, administrador da Nasa - FOTO: Olivier DOULIERY / AFP

Fora do Sistema Solar, um novo planeta foi achado pela Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos). O chamado 'TOI 700 e' orbita dentro da zona habitável otimista. A descoberta foi feita com base em dados usados da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

Quase do mesmo tamanho que a Terra, o 'TOI 700 e' está a cerca de 100 anos-luz do nosso planeta e é provavelmente rochoso.

A descoberta foi anunciada na última terça-feira (10) na 241ª reunião da Sociedade Astronômica Americana, nos Estados Unidos.

.

Divulgação/NASA/JPL-Caltech/Robert Hurt
Planeta TOI 700 e - Divulgação/NASA/JPL-Caltech/Robert Hurt

Zona habitável otimista

É o termo usado para regiões espaciais que reúnem condições de ter, em sua crosta, água no estado líquido.

"Os cientistas definem a zona habitável otimista como o intervalo de distâncias onde a água líquida da superfície pode estar presente em algum momento da história de um planeta", revelou a Nasa.

Anteriormente

Outros três planetas, chamados TOI 700 b, c e d, foram encontrados no sistema TOI 700. O planeta d também orbita na zona habitável.

Localização

A pequena e fria estrela anã vermelha está localizada a cerca de 100 anos-luz de distância na constelação Dorado.