Chatbot

ADVOGADO ROBÔ? Réu será defendido por IA pela 1ª vez nos EUA

A empresa irá cobrir todos os custos da multa e do processo caso o réu perca a ação

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 25/01/2023 às 15:40
Notícia
Reprodução/ Pexels/ EKATERINA  BOLOVTSOVA
Réu será defendido por IA pela 1ª vez nos EUA - FOTO: Reprodução/ Pexels/ EKATERINA BOLOVTSOVA

Pela primeira vez um robô, treinado por uma Inteligência Artificial (IA), irá defender um réu em um tribunal dos Estados Unidos. O "Robô Advogado" foi desenvolvido pela DoNotPay ("não pague"), que é um chatbot de serviços jurídicos.

Durante o julgamento, que irá acontecer no dia 22 de fevereiro, o cliente irá conseguir falar com a IA em tempo real, mas o detalhe fica na parte do sigilo.

Comunicação

Todas as informações trocadas entre eles será por meio de um celular com captação de áudio ligada. O réu poderá utilizar fones de ouvido e internet.

Segundo o CEO da DoNotPay, Joshua Browder, a IA vai "sussurrar no ouvido de alguém exatamente o que dizer". Devido ao auxílio, essa prática é proibida em várias regiões do país.

Segredo

Apesar de toda repercussão, a identidade do réu e o local do julgamento não foram revelados. "No dia 22 de fevereiro, às 13h30, a história será feita", disse Browder.

Aparelho

A Inteligência Artificial foi originalmente construída para contestar multas de estacionamento, mas se expandiu para outros serviços. Atualmente, tem mais de 100 serviços disponíveis.

.

Pixabay
Atualmente está disponível no Reino Unido e nos Estados Unidos (em todos os 50 estados) - Pixabay

Como um "Advogado Robô", a DoNotPay é um aplicativo móvel que usa inteligência artificial para fornecer serviços jurídicos, com um custo de assinatura de US$ 36 (cerca de R$ 182,00, na cotação de 25 de janeiro) a cada três meses.

Ele está disponível, no Reino Unido e nos Estados Unidos (em todos os 50 estados), em um aplicativo para iPhone (iOS) e um assistente virtual (chatbot) no Messenger.

Iniciativa

Visando testar e provar sua eficiência, o CEO afirmou que o julgamento é apenas o começo.

"Esse negócio de tribunal é um experimento de defesa. Mas estamos trabalhando em um produto disponível publicamente para taxas de saúde, aberto a todos", escreveu no Twitter.

Por ser algo novo, a empresa irá cobrir todos os custos da multa e do processo caso o réu perca a ação.

Comentários