
Pela primeira vez um robô, treinado por uma Inteligência Artificial (IA), irá defender um réu em um tribunal dos Estados Unidos. O "Robô Advogado" foi desenvolvido pela DoNotPay ("não pague"), que é um chatbot de serviços jurídicos.
Durante o julgamento, que irá acontecer no dia 22 de fevereiro, o cliente irá conseguir falar com a IA em tempo real, mas o detalhe fica na parte do sigilo.
Comunicação
Todas as informações trocadas entre eles será por meio de um celular com captação de áudio ligada. O réu poderá utilizar fones de ouvido e internet.
Segundo o CEO da DoNotPay, Joshua Browder, a IA vai "sussurrar no ouvido de alguém exatamente o que dizer". Devido ao auxílio, essa prática é proibida em várias regiões do país.
On February 22nd at 1.30PM, history will be made. For the first time ever, a robot will represent someone in a US courtroom.
— Joshua Browder (@jbrowder1) January 21, 2023
DoNotPay A.I will whisper in someone's ear exactly what to say. We will release the results and share more after it happens. Wish us luck!
Segredo
Apesar de toda repercussão, a identidade do réu e o local do julgamento não foram revelados. "No dia 22 de fevereiro, às 13h30, a história será feita", disse Browder.
Aparelho
A Inteligência Artificial foi originalmente construída para contestar multas de estacionamento, mas se expandiu para outros serviços. Atualmente, tem mais de 100 serviços disponíveis.
.

Como um "Advogado Robô", a DoNotPay é um aplicativo móvel que usa inteligência artificial para fornecer serviços jurídicos, com um custo de assinatura de US$ 36 (cerca de R$ 182,00, na cotação de 25 de janeiro) a cada três meses.
Ele está disponível, no Reino Unido e nos Estados Unidos (em todos os 50 estados), em um aplicativo para iPhone (iOS) e um assistente virtual (chatbot) no Messenger.
Iniciativa
Visando testar e provar sua eficiência, o CEO afirmou que o julgamento é apenas o começo.
This courtroom stuff is an advocacy experiment. But we are working on a publicly available product for healthcare fees, open to everyone
— Joshua Browder (@jbrowder1) January 21, 2023
"Esse negócio de tribunal é um experimento de defesa. Mas estamos trabalhando em um produto disponível publicamente para taxas de saúde, aberto a todos", escreveu no Twitter.
Por ser algo novo, a empresa irá cobrir todos os custos da multa e do processo caso o réu perca a ação.
Comentários