ESports é esporte? Ministra de esportes repercute na web, saiba as consequências da fala de Ana Moser

Confira as declarações da comunidade e consequências após a fala da ministra de esportes, Ana Moser.
Amanda Marques
Publicado em 13/01/2023 às 6:57
Ana Moser, atual ministra de esportes. Foto: Estado de Minas.


Nesta terça-feira (10), a fala de Ana Moser, ministra de esportes do governo de Lula, revelou sua opinião ao afirmar que "eSports não é esporte", além de que em seu mandato não investiria na modalidade.

A fala foi divulgada no UOL Entrevistas e repercutiu por toda a internet nesta semana. A verdade é que novamente um questionamento veio à tona: eSports é esporte? Afinal, como definir um esporte?

As consequência da fala da ministra de esportes atingiu desde streamer, jogadores profissionais até grandes associações da comunidade gamer. Dessa forma, confira os principais destaques da discussão sobre os eSports ser ou não esporte.

Ministra Ana Moser afirma que E-Sports não são esportes

Além da fala com a falta de reconhecimento da categoria, Moser também fez a comparação com a cantora Ivete Sangalo em relação aos treinos da artista com os jogadores de E-Sports. 

"A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte. " - Afirmou Ana Moser para o UOL Entrevistas.

Ao não classificar os eSports como esporte, os atletas da categoria não terão acesso à Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte e recursos públicos de Esporte.

De acordo com o UOL, por não ser "predominantemente físico", os jogos eletrônicos não são considerados esportes, o que também fizeram os usuários na web repercutirem a fala da ministra. Contudo, até o momento, não há uma lei para definir o que é esporte. 

Na constituição, desde 1988, a Lei de Pelé é uma das definições que mais se aproxima do que significa esporte. 

"O desporto brasileiro abrange práticas formais e não-formais e obedece às normas gerais desta Lei, inspirado nos fundamentos constitucionais do Estado Democrático de Direito.", artigo 1° da Lei N.º 9.615.

Reação da comunidade gamer 

O segundo streamer mais assistido do mundo, Gaules, foi uma das figuras da comunidade dos eSports que repercutiram após a fala da ministra. 

Eleito o homem do ano pela GQ Brasil, em 2022, além de Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil 2022, Casimiro também teceu críticas à fala da Ana Moser.

O streamer afirmou que a ministra do esporte deveria tomar cuidado com a fala dela, uma vez que ofendeu muitos dos atuantes na área. 

Somado a isso, o setor de tecnologia entrou em contato com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (ABRAGAMES) em busca de um posicionamento sobre a fala de Ana Moser

A entidade destacou a importância do diálogo e valorização de um "ecossistema de discussões de forma ampla e saudável" por acreditar que a definição e aspectos dos jogos eletrônicos declarados pela ministra não resume os eSports.

Prefeito deseja transformar o Rio de Janeiro na capital dos eSports 

Nesta quinta-feira (12), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), declarou que reconhece os eSports e deseja tornar o Rio como a capital mundial da categoria. Paes ainda anunciou que criará uma coordenadoria para o setor dentro da prefeitura.   

O Estado foi marcado pelo IEM Major Rio 2022, o campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), realizado pela primeira vez no Brasil e em um país da América do Sul. 


Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory