Ministério da Ciência e Tecnologia quer levar cursos de programador de software para jovens brasileiros; formação deve ser de 2 anos e meio

De acordo com a ministra Luciana Santos, projeto deve se inspirar no "Embarque Digital", um programa criado em 2021 no Recife e que dá bolsas de cursos tecnólogos a jovens que estudaram na rede pública
Gabriel dos Santos
Publicado em 24/02/2023 às 10:57
Porto Digital do Recife Foto: RENATO RAMOS/JC IMAGENS


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que estuda levar o programa "Embarque Digital" para todo o Brasil. Criado em 2021 no Recife, a iniciativa dá bolsas de estudos para cursos de nível superior na área de tecnologia para estudantes que terminam o Ensino Médio na rede pública de ensino. 

Na análise da ministra, que concedeu entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (24), o déficit de desenvolvedores de software no mercado é um dos entraves para o avanço do setor tecnológico no Brasil. 

"Tem muita demanda para programador ou programadora e não tem pessoas formadas para aquilo. Ontem [dia 23/02], fui visitar uma empresa que desenvolve software na área de gestão hospitalar [e descobri que] o principal drama deles é ter programador, assim como no Brasil inteiro", disse a ministra Luciana Santos à Rádio Jornal.

A ministra prosseguiu com outro exemplo. "No Porto Digital [do Recife], tem vagas para mil poucos desenvolvedores e não tem gente suficiente", acrescentou Luciana.

Articulação com o Ministério da Educação

Na entrevista, Luciana Santos disse que já começou a conversar com o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre iniciativas que as duas pastas devem tomar em conjunto, mas não deu detalhes sobre quando as ideias começarão a ser colocadas em prática. 

Luciana também não explicou por meio de qual instituição os cursos na área de tecnologia devem ser ofertados nem como será o processo de admissão dos alunos, mas explicou que os cursos tecnólogos de ensino superior devem durar 2 anos e meio.

"São questões que tem intercessão com outros Ministérios. Estamos bastante envolvidos numa perspectiva de enfrentar e dar solução para algo que é muito estratégico para o país", garantiu a ministra. "A gente vai ter desenvolvedores de software para qualquer desafio ou solução do dia a dia dos brasileiros e brasileiras", afirmou.

O que é o Embarque Digital?

"O programa Embarque Digital é uma parceria entre a Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Educação e o Porto Digital, que promoverá a formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses, da área de Tecnologia da Informação em Instituições de Ensino Superior da Cidade de Recife", explica o site da secretaria de Educação do Recife.

"As matrizes curriculares dos cursos ofertados estão em alinhamento completo com às necessidades do mercado de trabalho em Tecnologia, o que potencializa as chances de empregabilidade dos(as) selecionados(as)", acrescenta o texto.

No programa, são ofertados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. Entre 2021 e 2022, mais de 500 bolsas foram ofertadas, segundo informa o site da Prefeitura do Recife.

Para conseguir uma bolsa, o estudante precisa ter concluído o Ensino Médio no Recife e ter feito o Enem ou SSA. Os estudantes que conseguem a bolsa precisam se comprometer a trabalhar por, pelo menos, dois anos em empresas da cidade do Recife.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

TAGS
tecnologia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory