Espaço

JAMES WEBB: telescópio captura imagem de ESTRELA prestes a explodir; confira

A fase Wolf-Rayet é um estágio fugaz que apenas algumas estrelas passam logo antes de explodirem

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 16/03/2023 às 19:59
Notícia
Divulgação/Nasa
Telescópio James Webb - FOTO: Divulgação/Nasa

Não é de hoje que o James Webb, telescópio espacial que capta a luz no espectro infravermelho (invisível aos olhos humanos), impressiona com suas belas imagens. Com isso, a NASA mostrou, na terça-feira (14), a fotografia de uma estrela gigante, prestes a se tornar uma supernova.

A chamada 'WR 124', rara estrela Wolf-Rayet, fica a cerca de 15.000 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário.

O QUE É UMA SUPERNOVA?

É um corpo celeste que teve origem após a explosão de uma estrela.

Segundo a Agência Espacial Americana, a nova estrela é "30 vezes a massa do Sol e perdeu material no valor de 10 Sóis - até agora".

.

Divulgação/NASA, ESA, CSA, STSCI, Equipe de Produção Webb ERO
a fase Wolf-Rayet é um estágio fugaz que apenas algumas estrelas passam logo antes de explodirem - Divulgação/NASA, ESA, CSA, STSCI, Equipe de Produção Webb ERO

O brilho causado pela explosão de uma supernova pode demorar semanas ou até meses a desaparecer. As supernovas representam o começo da fase final da evolução das estrelas de grande massa.

Fragmentos

A origem da poeira cósmica, que pode sobreviver a uma explosão de supernova, é de grande interesse para os astrónomos por múltiplas razões.

"Abrigos de poeira formando estrelas, reúne-se para ajudar a formar planetas, e serve como uma plataforma para as moléculas se formar e agrupar, incluindo os blocos de construção da vida na Terra", revelou a Nasa.

Comentários