
A tecnologia responsável pela criação de imagens virais, como o ex-presidente Donald Trump preso e o Papa Francisco com jaqueta puffer branca, proibiu o acesso gratuito da Inteligência Artificial.
A empresa desenvolvedora Midjourney criou uma inteligência capaz de gerar imagens tão realistas que usuários das redes sociais começaram a acreditar. Não apenas Trump ou o Papa Francisco, mas as I.As estão se tornando parte do dia a dia de muitos, principalmente com a popularização do ChatGPT.
Antes da proibição, o Midjourney permitia que qualquer usuário se inscrevesse para usar o software através do Discord, gerando 25 imagens gratuitas antes de cobrar uma assinatura que vale aproximadamente R$51,3.
> Assine a Newsletter Inova.AI e fique por dentro das notícias sobre tecnologia e inovação!
As ameaças da I.A
A nova versão do software da Midjourney melhorou a qualidade das imagens e sinais como mãos deformadas são menos comuns nas imagens. A iluminação também ganhou mais realismo e o sistema pode gerar imagens de diversas celebridades e figuras públicas.
Todo esse aprimoramento chegou para os usuários e, com isso, cresceu a ameaça politicamente sensível de imagens falsas e sem qualquer revisão significativa para moderação dos conteúdos pedidos.
De acordo com o The Verge, a empresa contém uma lista de palavras proibidas “relacionadas a tópicos em diferentes países com base em reclamações de usuários desses países”, afirmou o CEO e fundador da Midjourney, David Holz.
Atualmente, a empresa baniu o termo "preso" após as imagens virais criadas pela I.A. Contudo, apesar de privar algumas palavras, o usuário consegue contornar com sinônimos e mais descrição da imagem.
Preocupação global da Inteligência Artificial
O tema que conquistou o final do ano de 2022 e é tendência em 2023 traz também uma preocupação entre autoridades e empresários. A popularização da inteligência artificial abriu novos panoramas e permitiu que todos os usuários com um dispositivo e internet possam acessar esses recursos.
Agora, muitos pedem para evitar o desenvolvimento acelerado das IAs sem leis regulamentadoras para o uso mais consciente da tecnologia.