
Parece que tecnologias superiores ao ChatGPT-4 estão assustando muitas pessoas do alto escalão. Nesta quarta-feira (29) um apelo, de centenas de especialistas e de Elon Musk, pede uma pausa de seis meses na pesquisa sobre inteligências artificiais (IAs).
O próprio diretor da OpenAI, que criou o chatbot, Sam Altman, já reconheceu que tem "um pouco de medo" de que sua criação seja usada para "desinformação em larga escala, ou para ciberataques".
Conteúdo
A petição revela que existe um grande temor sobre uma IA que possa ter controle próprio. O grupo disse ainda que esse tipo de inteligência possui "grandes riscos para a humanidade".
.

Além disso, a carta quis mostrar os riscos de competitividade humana com interrupções econômicas e políticas.
"Devemos permitir que as máquinas inundam nossos canais de informação com propaganda e mentiras? Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os gratificantes? (...) Devemos nos arriscar a perder o controle da nossa civilização? Essas decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos", diz o conteúdo.
.

Pausa
Ainda dentro do texto, que foi publicado no site futureoflife.org, eles pedem justificam que a suspensão é importante para que sejam definidos um sistemas de segurança.
Com isso, os signatários afirmam que uma força tarefa composta de autoridades reguladoras, vigilância de sistemas de IA e outros técnicos será necessária para que tecnologias como essas não causem danos graves.
Nomes
Além de Musk, outras mil pessoas assinaram o documento. Confira alguns nomes:
- Steve Wozniak - Cofundador da Apple;
- DeepMind - Membros do laboratório de IA do Google;
- Emad Mostaque - Diretor da Stability AI;
- Yuval Noah Harari - Historiador.
Além disso, especialistas americanos em IA, acadêmicos e engenheiros-executivos da Microsoft, parceira da OpenAI, também apoiam a petição.
Comentários