bugs

Vazamento no ChatGPT expôs dados de assinantes; entenda

Interrupção na Inteligência artificial aconteceu no dia 20 de março

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 24/03/2023 às 18:29
Notícia
Stefani Reynolds / AFP
O ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 pela OpenAI - FOTO: Stefani Reynolds / AFP

A versão paga do ChatGPT, que tem acesso a um bot ultra responsivo, vazou dados pessoais de 1,2% dos assinantes. A informação foi confirmada pela OpenAI, criadora da inteligência artificial, nesta sexta-feira (24).

Por causa do bug, o serviço ficou offline no início desta semana.

Falha

De princípio, foi confirmado que um erro, em uma biblioteca de código aberto, permitia que alguns usuários vissem títulos do histórico de bate-papo de outro usuário ativo.

Além disso, também era possível que a primeira mensagem de uma conversa recém-criada estivesse visível no histórico de bate-papo de outra pessoa se ambos os usuários estiverem ativos ao mesmo tempo.

.

Stefani Reynolds / AFP
O ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 pela OpenAI - Stefani Reynolds / AFP

Outro

Após uma investigação mais profunda, também foi descoberto pela OpenAI que o mesmo defeito pode ter causado a visibilidade não intencional de informações relacionadas ao pagamento de 1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus que estavam ativos durante uma janela específica de nove horas.

"Antes de colocarmos o ChatGPT offline na segunda (20), alguns usuários podiam ver o nome e sobrenome de outro usuário ativo , endereço de e-mail, endereço de pagamento, os últimos quatro dígitos de um número de cartão de crédito e a expiração do mesmo", detalhou a empresa.

.

Lionel BONAVENTURE / AFP
Microsoft investe bilhões no laboratório de inteligência artificial OpenAI - Lionel BONAVENTURE / AFP

A OpenAI revelou que, entre as 5h e 14h do horário de Brasília do dia 20 de março, os e-mails de confirmação de assinatura enviaram os dados errados para os novos usuários.

"Entramos em contato para notificar os usuários afetados de que suas informações de pagamento podem ter sido expostas. Estamos confiantes de que não há risco contínuo para os dados dos usuários", concluiu a dona do ChatGPT.

.

Lionel BONAVENTURE / AFP
O ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 pela OpenAI - Lionel BONAVENTURE / AFP

ChatGPT Plus

versão paga da inteligência artificial, lançada no começo de fevereiro, oferece benefícios, desde acesso ao ChatGPT durante horários de pico, tempo de resposta mais rápido e acesso prioritário aos novos recursos.

A novidade custa US$ 20/mês, o que equivale a aproximadamente R$ 105 mensais.

.

Stefani Reynolds / AFP
O ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 pela OpenAI - Stefani Reynolds / AFP

Gratuito

Mesmo com o lançamento, a empresa afirma que o acesso ao ChatGPT continuará ser grátis e que o valor da assinatura da versão Plus tem o objetivo de ajudar na disponibilidade ao acesso gratuito para a maior parte das pessoas.

O QUE É?

O ChatGPT é uma inteligência artificial capaz de gerar textos como ensaios, poemas, e-mails, matérias completas e entre outros conteúdos, com a utilização da linguagem natural, ou seja, a linguagem mais parecida com os seres humanos.

Comentários